Emocionante! Alemanha renasce e vence a Suécia com gol redentor de Kroos
Após errar passe que originou o gol escandinavo, volante alemão marca no último minuto e recoloca campeões do mundo na luta pela vaga nas oitavas de final
- Detalhes
- Vicente Almeida
- Esportes
- 23 Junho 2018 - 17:27
Às vezes, na vida, nos vemos em situações que podem nos levar do céu ao inferno em questão de segundos. Dizer coisas em horas impróprias, uma escolha infeliz ou a tomada de decisão errada, são fatores que levam embora o que planejamos durante anos. Quando isso acontece, nos cabe assumir as responsabilidades e trabalhar dobrado para reparar o que fizemos de errado. No esporte não é diferente e o que se viu na tarde deste sábado, na vitória de dois a um da Alemanha sobre a Suécia, em Sochi, foi um clássico caso de superação. Depois de errar o passe que originou o gol escandinavo, o volante Tony Kroos, um dos melhores passadores do planeta, não se abateu. Pelo contrário, manteve a concentração e continuou buscando as oportunidades de gol durante toda a partida. O esforço foi premiado no último minuto. Em cobrança de falta perfeita, Kroos se redimiu. Acertou o ângulo do goleiro Olsen, fazendo o gol da vitória e ajudando a os atuais campeões do mundo a renascer na competição. Futebol é mais que um esporte. É exemplo disfarçado de diversão e sempre que transborda do campo, nos leva a pensar nas entrelinhas da vida, onde temos a necessidade de reconhecer nossos defeitos e procurar melhorar a cada manhã. A Alemanha virou o jogo, como nós nos viramos problemas, nas viradas dessa vida. Sem desistir. Jamais!
ERRO DE KROOS, SUÉCIA NA FRENTE E DRAMA GERMÂNICO
Os campeões do mundo começaram a partida dispostos a mostrar que a derrota para o México foi um acidente. Logo no primeiro lance, Thomas Müller desceu pela esquerda e cruzou, a bola passou por toda área sueca e ninguém alcançou. Sem seguida foi a vez de Werner, pela direita, entrar na área e bater com força. O goleiro Olsen fez grande defesa e a bola sobrou para Reus que perdeu uma excelente oportunidade de abrir o placar. Draxler recebeu na ponta esquerda e cruzou, a bola passou dentro de toda pequena área e tirou tinta da trave de Olsen. A Suécia respondeu com Berg que arrancou na velocidade em excelente contra-ataque. O atacante foi derrubado por Boateng dentro da área e pediu pênalti, mas o árbitro Szymon Marciniak mandou o lance seguir. O volante Rudy disputou bola com Toivonen e tomou uma pancada no nariz e teve que ser atendido. Depois de quase quatro minutos fora de campo, acabou substituído por Gundogan.
Kroos passou errado. Berg ficou com a bola e passou para Claesson lançar Toivonet, que entrou na área em velocidade, ganhou de Boateng, matou no peito, deixou a bola quicar, e encobriu Manuel Neuer. O goleiro alemão saiu mal e teve que buscar a bola no fundo da rede. Os tetracampeões tentavam mostrar que não se abateram com o gol. Kroos arriscou de fora da área, Olsen fez grande defesa, a bola sobrou para Müller na linha da pequena área, mas o atacante alemão foi desarmado e caiu pedindo pênalti. Os suecos seguiam com as melhores oportunidades. Forsberg saiu pela ponta direita e cruzou, a bola passou por toda área e sobrou no lado esquerdo para Claesson, que teria ótima condição de ampliar o placar, mas foi desarmado pela defesa. Os alemãs responderam com Boateng que arriscou de fora da área, mas o chute saiu à esquerda do goleiro. No último lance da primeira etapa, Larsson desceu pela meia direita e levantou a bola para Berg. O autor do gol desviou e Neuer fez grande defesa para evitar o segundo da Suécia.
EMPATE, PRESSÃO ALEMÃ E GOL REDENTOR DE TONY KROOS NO ÚLTIMO MINUTO
O segundo tempo começou da maneira que todos esperavam. A Alemanha, que com a derrota estava eliminada da Copa, colocou o atacante Mário Gomez no lugar do meia Draxler e partiu com tudo para virar o jogo. Aos dois minutos, Timo Werner escapou pela esquerda e cruzou para Reus, de joelho, mandar a bola para o fundo da rede sueca, empatando a partida e recolocando a Alemanha na competição. Logo em seguida, Kroos foi à linha de fundo e cruzou para Müller cabecear e ver a bola sair à esquerda do gol. Timo Werner seguia impossível pelo lado esquerdo. Dessa vez, o atacante achou o volante Hector que dominou e bateu para boa defesa de Olsen. Kimmich fez bela jogada pela esquerda e cruzou para Rues. O atacante tentou de letra, mas não alcançou a bola que saiu em tiro de meta. A Alemanha seguia pressionando. Rüdiger recebeu bola atrasada na entrada da área sueca e levantou para Mário Gomez que entrou sozinho e perdeu uma chance incrível. Depois, driblou o marcador e cruzou para o corte de Lindelof, que se antecipou a Müller e quase jogou contra o próprio gol.
Na cobrança do escanteio sueco, a zaga alemã cortou e Forsberg emendou de primeira para Neuer encaixar bem e não dar rebote. Boateng, que já tinha cartão amarelo, acertou o atacante Berg e foi expulso pelo árbitro suíço. Na cobrança da falta, o goleiro alemão errou a passada e quase perdeu o tempo a bola, mas se recuperou e socou a bola para linha de fundo. A pressão alemã continuou, mesmo com um jogador a menos. Mário gomes perdeu mais uma chance inacreditável ao cabecear sozinho e ver o goleiro Olsen buscar a bola no ângulo e espalmar para escanteio. Nos acréscimos Brandt soltou uma bomba da intermediária e a bola explodiu na trave direita da Suécia, na Sobra Werner tentou, mas o bandeira assinalou o impedimento do atacante. No último minuto, os alemães conseguiram uma falta no lado esquerdo da área. Em cobrança ensaiada, Reus ajeitou para Kroos que bateu com efeito. A bola foi em curva, no ângulo esquerdo de Olsen, desempatando a partida e recolocando o time de Joachim Löw na Copa do Mundo.
PRÓXIMA PARTIDA
Após a primeira vitória na Copa da Rússia, os alemães decidem sua sorte na próxima quarta, dia 27, quando precisam vencer a Coreia do Sul, em Kazan, para se classificar. A Suécia também precisa da vitória na última rodada e encara o México, líder do grupo, no mesmo horário, em Iekaterimburgo.
FICHA TÉCNICA
ALEMANHA 2 X 1 SUÉCIA
Local: Sochi
Data: 23 de junho de 2018 (Sábado)
Horário: 15h (de Brasília)
Árbitro: Szymon Marciniak (POL)
Gols: Ola Toivonen 32’/1ºT (Suécia); Marco Reus 3’/2ºT e Toni Kroos 50’/2ºT (Alemanha)
Cartões amarelos: Albin Ekdal (Suécia) e Jérôme Boateng (Alemanha)
Cartões vermelhos: Jérôme Boateng (Alemanha)
ALEMANHA: Manuel Neuer; Joshua Kimmich, Antonio Rüdiger, Jérôme Boateng e Jonas Hector (Julian Brandt); Sebastian Rudy (Ilkay Gündogan) e Toni Kroos; Thomas Müller, Julian Draxler (Mario Gómez) e Marco Reus; Timo Werner
Técnico: Joachim Löw
SUÉCIA: Robin Olsen; Mikael Lustig; Victor Lindelöf, Andreas Granqvist e Ludwig Augustinsson;
Viktor Claesson (Jimmy Durmaz), Sebastian Larsson, Albin Ekdal e Emil Forsberg; Marcus Berg (Isaac Kiese Thelin) e Ola Toivonen (John Guidetti)
Técnico: Janne Andersson