Virou passeio! Brasil atropela a Coreia, faz 4 a 1 e encara a Croácia nas quartas de final
Sem dar chances para os coreanos, seleção brasileira resolve a partida na primeira etapa, goleia e conquista vaga na próxima fase pela oitava vez consecutiva
- Detalhes
- Vicente Almeida
- Esportes
- 05 Dezembro 2022 - 18:11
Em sua melhor apresentação na Copa do Mundo do Qatar, a seleção brasileira passou o trator em cima da Coréia do Sul, venceu por quatro a um e, pela oitva vez consecutiva, garantiu a classificação para as quartas de final de um Mundial. Com gols de Vini Júnior, Neymar, Richarlison e Lucas Paquetá, os brasileiros resolveram o jogo ainda no primeiro tempo, na derradeira partida do estádio 974, em Doha. Paik ainda diminuiu para os coreanos na segunda etapa, mas o Brasil tinha o jogo sob controle e administrou a partida após os trinta minutos quando marcou o quarto gol. Agora, os comandados de Tite terão pela frente a Croácia, atual vice campeã do mundo.
Com Neymar e Danilo de volta ao time titular, a seleção brasileira não deu chances para a Coréia. Aos dez minutos já vencia por dois a zero e antes do final da primeira etapa já tinha quatro gols de vantagem no placar. Uma das razões para o domínio brasileiro foi a postura da equipe asiática que, desde o início da partida, se lançou ao ataque, deixando o campo de defesa livre para o rápido quinteto ofensivo do Brasil atuar. Após a partida, os jogadores brasileiros fizeram uma homenagem a Pelé que está internado com problemas de saúde em São Paulo.
* CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DE BRASIL 4 X 1 CORÉIA DO SUL
* CLIQUE AQUI E ASSISTA OS MELHORES MOMENTOS DE BRASIL 4 X 1 CORÉIA DO SUL
1º TEMPO: SELEÇÃO BRASILEIRA RESOLVE O CONFRONTO EM TRINTA MINUTOS
Surpreendendo todos que assistiam a partida, o time coreano resolveu partir para cima dos brasileiros. Claro que a ideia do técnico Paulo Bento daria muito errado. Logo aos sete minutos, Raphinha brigou pela direita, se livrou da marcação e cruzou rasteiro. A bola passou por toda área coreana e caiu nos pés de Vini Júnior que, sereno, dominou, levantou a cabeça e bateu com categoria, deslocando o goleiro e quatro defensores que engarrafavam a linha do gol. Bola na rede e um a zero para a seleção brasileira.
Três minutos depois, Richarlison recebeu na área, colocou de lado e foi atropelado por Jung. Pênalti marcado pelo árbitro francês. Neymar foi para a cobrança, com categoria, deslocou o goleiro Kim e fez o segundo do Brasil no jogo. Na comemoração, o camisa dez brasileiro foi até a arquibancada abraçar o lateral Alex Telles que foi cortado por contusão.
Os brasileiros estavam impossíveis. Richarlison fez grande jogada na entrada da área, ganhou com embaixadinhas de cabeça e passou sem deixar cair, a bola chegou para Thiago Silva que devolveu para o Pombo em velocidade, sozinho, de frente para o goleiro bater cruzado de perna esquerda e aumentar a vantagem da seleção canarinho no placar.
O time coreano sentiu o golpe e os brasileiros mataram a partida. Em rápido contra-ataque pelo lado esquerdo, Vinicius Junior arrancou do meio campo, ganhou da marcação na corrida e deu uma linda cavadinha para Lucas Paquetá que entrava sozinho no meio da área. O meia bateu de primeira, sem deixar a bola cair e fez o quarto gol do Brasil. Virou passeio!
2º TEMPO: COM VANTAGEM NO PLACAR, BRASIL DIMINUI O RITMO DE OLHO NAS QUARTAS DE FINAL
Com quatro gols de vantagem no placar, a seleção brasileira voltou para o segundo tempo para administrar o placar. Mesmo assim, Raphinha perdeu grande oportunidade no começo da segunda etapa quando tabelou com Paquetá, entrou na área, cortou a marcação coreana dentro da área e bateu de perna esquerda para ótima defesa de Kim. Mais tarde, o camisa onze recebeu de Neymar no lado esquerdo da área, driblou o marcador e, dessa vez, bateu de perna direita para mais uma boa defesa do goleiro. Não era mesmo o dia de Raphinha.
Com as linhas de marcação mais baixas, o Brasil chamou o time da Coréia do Sul para dentro de seu campo na tentativa de construir contra-ataques. Os coreanos tentavam marcar o seu gol de honra. Em cruzamento que nasceu nas costas de Daniel Alves, a sobra ficou com Hwang que emndou uma pancada, para ótima defesa de Alisson. No rebote Thiago Silva bloqueou o chute do coreano que estava sozinho de frente para o gol, mas o árbitro marcava impedimento no ataque asiático.
De tanto insistir, os coreanos conseguiram marcar o gol de honra. Son cobrou falta pela esquerda do ataque. Casemiro cortou o cruzamento de cabeça e a bola sobrou para Paik que dominou e emendou uma pancada que desviou na zaga e foi no canto, sem chances para o goleiro brasileiro. Um golaço da Coréia do Sul no estádio 974, em Doha. Daí em diante foi apenas questão de tempo para o árbitro encerrar a partida e confirmar a classificação do Brasil para as quartas de final.
PRÓXIMA PARTIDA
Com a bela vitória em cima da Coréia do Sul, a seleção brasileira garantiu pela oitava vez consecutiva a classificação para as quartas de final de uma Copa do Mundo. O Brasil vai enfrentar a Croácia que venceu os japoneses nos pênaltis na próxima sexta, dia 9, às 16h (de Brasília) no estádio Cidade da Educação, em Doha. Presentes nos últimos cinco mundiais, os coreanos estão eliminados e voltam para Seul com uma boa campanha no Qatar.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 4 X 1 CORÉIA DO SUL
Local: Estádio 974 – Doha
Data: 05 de Dezembro de 2022 (Segunda)
Horário: 16h00 (de Brasília)
Arbitragem: Clément Turpin (FRA)
Espectadores: 43.847
Gols: Vinicius Jr 7'/1ºT, Neymar 13'/1ºT, Richarlison 29'/1ºT, Lucas Paqueta 36'/1ºT (Brasil) Paik Seungho 31'/2ºT (Coréia do Sul)
Cartões Amarelos: Jung Wooyoung
BRASIL: Alisson (Weverton); Danilo (Bremer), Thiago Silva, Marquinhos e Eder Militao (Dani Alves); Casemiro, Lucas Paqueta e Neymar (Rodrygo); Richarlison, Raphinha e Vinicius Jr (Gabriel Martinelli) (4-3-3)
Técnico: Tite
CORÉIA DO SUL: Kim Seunggyu; Kim Jinsu (Hong Chul), Kim Minjae, Kim Moonhwan e Kim Younggwon; Jung Wooyoung (Son Junho), Hwang Inbeom (Paik Seungho), Lee Jaesung (Lee Kangin) e Hwang Heechan; Son Heungmin e Cho Guesung (Hwang Uijo) (4-4-2)
Técnico: Paulo Bento