Livakovic brilha, Croácia vence Japão nos pênaltis e está na próxima fase
Depois de empate no tempo normal e na prorrogação de uma das piores partidas da Copa, goleiro croata defende três cobranças e carimba classificação para as quartas
- Detalhes
- Vicente Almeida
- Esportes
- 05 Dezembro 2022 - 14:45
Em uma das piores partidas da Copa do Mundo do Qatar, a Croácia derrotou o Japão nos pênaltis, nesta segunda, no estádio Al Janoub, em Al Wakrah e conquistou a classificação para as quartas de final. Maeda abriu o marcador para os asiáticos no fim da primeira etapa, mas Ivan Perisic empatou para os croatas no início do segundo tempo. Nas penalidades, brilhou a estrela do goleiro Livakovic. Apesar de Asano marcar para os japoneses, o camisa um croata defendeu as cobranças de Minamino, Mitoma e Yoshida garantindo a classificação da Croácia para a próxima fase. Do lado croata, Livaja colocou a bola na trave. Mas Vlasic, Brozovic e Pasalic marcaram para os europeus.
Com o resultado, a Croácia avança para as quartas de final pela segunda Copa do Mundo consecutiva e irá enfrentar a Seleção Brasileira que goleou a Coréia do Sul. Se deseja alcançar as semifinais, o time de Modric e companhia terá que apresentar um futebol melhor, diferente da partida cansada e preguiçosa que fizeram diante do Japão, quando pareceram esperar ansiosamente o apito final para forçar a disputa de pênaltis.
* CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DE JAPÃO 1 (1) X (3) 1 CROÁCIA
* CLIQUE AQUI E ASSISTA OS MELHORES MOMENTOS DE JAPÃO 1 (1) X (3) 1 CROÁCIA
1º TEMPO: CROÁCIA MUITO MAL, JAPÃO MELHOR E GOL DE MAEDA NO FIM
Os japoneses estraram em campo dispostos a desfazer a imagem de que só jogava no ataque uma pequena fração da partida, se limitando à sua defesa na maior parte do tempo. Ito, pela direita, era quem mais criava ações da equipe nipônica. Em duas oportunidades, o camisa catorze colocou a bola cruzada rasteira na área croata sem ninguém para completar. Os croatas respondiam em jogadas pelo lado esquerdo. Porém, seus principais jogadores de meio campo não estavam conseguindo produzir boas jogadas de ataque.
Kovacic tomou a bola do zagueiro no lado esquerdo do ataque, invadiu a área e bateu forte para bela defesa de Gonda. No rebote, a bola sobrou para Kramaric que se enrolou todo e acabou desarmado, vendo a bola ficar com o goleiro. Os melhores momentos dos croatas foram com lançamentos verticais para Petkovic e Perisic, mas que não resultaram em jogadas efetivas de gol.
As grandes chances eram japonesas. Sempre passando pelos pés de Doam e Ito. Aos quarenta minutos os Samurais Azuis saíram em rápido contra-ataque pela esquerda. Morita deixou de calcanhar para Maeda. O atacante deixou com Doan que encontrou Kamada livre. O camisa quinze limpou o marcador progrediu e bateu por cima do gol. Logo em seguida, Doan cruzou para a área, Yoshida fez o desvio e a bola sobrou para Maesda empurrar para o fundo do gol, fazendo o primeiro do Japão na partida.
2º TEMPO: CROÁCIA EMPATA EM SEGUNDA ETAPA MORNA COM EQUIPES COVARDES EM CAMPO
Assim como o primeiro tempo, a segunda etapa começou morna. O time japonês não conseguia avançar nas ações ofensivas, mas bloqueava as descidas da Croácia que cozinhava a bola no meio campo. Aos dez minutos, Lovren recebeu na intermediária direita e cruzou na medida para Perisic se antecipar a Ito e cabecear da entrada da área no cantinho esquerdo de Gonda e empatar a partida. Os japoneses tentaram responder rapidamente com Endo e Doan da entrada da área.
Porém, foram os croatas que quase marcaram o segundo quando Modric recebeu na intermediária e mandou de muito longe para excepcional defesa de Gonda. Em seguida, Budimir desviou de cabeça bola levantada por Kramaric com muito perigo. O final da segunda etapa mostrou duas equipes covardes, postadas em campo. Com medo de perder, nenhum dos dois times se lançava com mais efetividade nas ações ofensivas, especialmente depois do empate croata.
PRORROGAÇÃO: COMO TEMPO REGULAMENTAR, PRORROGAÇÃO FOI MORNA, SEM GRANDES CHANCES DE GOL
A prorrogação foi aquela que se viu durante os noventa minutos de tempo regulamentar. As duas equipes pareciam muito cansadas, mesmo cada uma tendo feito quatro substituições. A impressão de todos que assistiam a partida era de que os atletas estavam torcendo para que a disputa de pênaltis chegasse logo. A monotonia dos passes de lado e das jogadas estéreis no meio de campo só foi quebrada pelo japonês Mitoma, no fim do primeiro tempo, que carregou a bola do circulo central para a esquerda, cortou a marcação e emendou uma bomba para boa defesa de Livakovic. No último minuto da prorrogação foi a vez de Majer receber na entrada da área e bater pra fora ao lado do gol de Gonda.
DISPUTA DE PÊNALTIS: BRILHA A ESTRELA DO GOLEIRO LIVAKOVIC QUE DEFENDE TRÊS COBRANÇAS E CLASSIFICA A CROÁCIA PARA AS QUARTAS DE FINAL
O time japonês começou batendo. Minamino bateu mal e Livakovic caiu para a esquerda e fez a defesa. Vlasic foi o primeiro croata a bater e colocou a bola no fundo da rede. Parecia ser dia de Livakovic. O goleiro caiu para o canto direito para pegar a cobrança de Mitoma. Brozovic foi para a bola e colocou no meio do gol para fazer dois a zero para a Croácia. O terceiro japonês a fazer a cobrança foi Asano que deslocou o goleiro e diminuiu. Sem tomar distância, Livaja foi para bola de pé direito e jogou na trave perdendo a primeira cobrança croata. Não era mesmo o dia dos japoneses. O capitão Yoshida cobrou mal para mais uma defesa de Livakovic. Com a vantagem no placar, Pasalic cobrou no canto esquerdo e selou a classificação da Croácia para as quartas de final.
PRÓXIMA PARTIDA
Com a classificação, a Croácia enfrenta o vencedor de Brasil e Coréia do Sul nas quartas de final. O confronto acontece na próxima sexta, dia 9, ao meio dia (de Brasília), no estádio Cidade da Educação, em Doha. Mais uma vez, os japoneses estão eliminados nas oitavas de final.
FICHA TÉCNICA
JAPÃO 1 (1) X (3) 1 CROÁCIA
Local: Estádio Al Janoub – Al Wakrah
Data: 05 de Dezembro de 2022 (Segunda)
Horário: 12h00 (de Brasília)
Arbitragem: Ismail Elfath (MAR)
Espectadores: 42.523
Gols: Daizen Maeda 43'/1ºT (Japão) e Ivan Perisic 10'/2ºT (Croácia)
Gols na disputa de pênaltis: Takuma Asano (Japão) e Nikola Vlasic, Marcelo Brozovic, Mario Pasalic (Croácia)
Cartões Amarelos: Mateo Kovacic, Borna Barisic (Croácia)
JAPÃO: Shuichi Gonda; Shogo Taniguchi, Takehiro Tomiyasu e Maya Yoshida; Yuto Nagatomo (Kaoru Mitoma), Wataru Endo, Hidemasa Morita (Ao Tanaka) e Junya Ito; Ritsu Doan (Takumi Minamino), Daichi Kamada (Hiroki Sakai) e Daizen Maeda (Takuma Asano) (3-4-3)
Técnico: Hajime Moriyasu
CROÁCIA: Dominik Livakovic; Borna Barisic, Dejan Lovren, Josko Gvardiol e Josip Juranovic; Mateo Kovacic (Nikola Vlasic), Luka Modric (Lovro Majer) e Marcelo Brozovic; Ivan Perisic (Mislav Orsic), Andrej Kramaric (Mario Pasalic) e Bruno Petkovic (Ante Budimir) (Marko Livaja) (4-3-3)
Técnico: Zlatko Dalic