Marrocos faz história, derrota Portugal e está na semifinal da Copa do Mundo do Qatar

Marroquinos vencem por 1 a 0 e se tornam a primeira seleção do continente africano entre os quatro melhores times de um Mundial; Cristiano Ronaldo deixa campo aos prantos

 

As mil e uma noites de uma seleção pra lá de Marrakesh! A zebra marroquina segue aprontando no Qatar. Depois de passar pela poderosa Espanha nas oitavas de final, os africanos despacharam os portugueses e, pela primeira vez na história da Copa do Mundo, uma seleção africana está classificada para as semifinais da competição. Como se estivesse flutuando em cima de um tapete voador, EnNesyri marcou, de cabeça, o gol da classificação marroquina no fim da primeira etapa.

 

Um dos destaques da partida foi a disposição da sólida defesa marroquina. Muito bem postada em campo, a seleção de Marrocos se comportou com muita disposição e resistiu às investidas do forte ataque português. Quando os defensores não conseguiram afastar o perigo, o goleiro Bounou brilhou, fez grandes defesas e evitou o empate lusitano. Com a classificação para a semifinal, a seleção de Walid Regragui supera as campanhas de Camarões, em 1990, Senegal, em 2002, e Gana, em 2010, quando os times do continente africano caíram nas quartas de final.

 

* CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DE MARROCOS 1 X 0 PORTUGAL

 

* CLIQUE AQUI E ASSISTA OS MELHORES MOMENTOS DE MARROCOS 1 X 0 PORTUGAL

 

 

1º TEMPO: MARROCOS DOMINA O MEIO DE CAMPO E ABRE O PLACAR EM LANCE DE OPORTUNISMO

 

A partida começou quente. Do lado português, João Félix apareceu de peixinho para cabecear a bola na linha da pequena área para a primeira grande defesa de Bounou. No minuto seguinte, Marrocos respondeu com EnNesyri que subiu sozinho e cabeceou por cima do gol. O time marroquino estava melhor na partida. A dupla Hakimi e Ziyech dava muito trabalho para os marcadores portugueses. O time africano controlou o meio de campo e criou as melhores oportunidades na primeira etapa. Com uma marcação impecável, saiam com muita velocidade pelos dois lados, enlouquecendo a defesa adversária. As melhores chances portuguesas passavam todas pelos pés de João Félix.

 

A seleção de Marrocos fazia uma marcação sob pressão na saída de bola portuguesa e foi em uma roubada de bola na intermediária de ataque que saiu o gol do time africano. Ounahi trombou com o marcador, levou a melhor e deixou na esquerda com Attiat-Allah que progrediu e cruzou na linha da pequena área para EnNesyri que subiu muito alto, se antecipou ao goleiro Diogo Costa e cabeceou para o gol vazio abrindo o placar para a zebra africana no estádio Al Thumama. Ainda houve tempo para Portugal quase empatar com um belo chute de Bruno Fernandes, de muito longe, que explodiu no travessão. Marrocos respondeu rapidamente com Attiat-Allah que recebeu e bateu desequilibrado.

 

 

2º TEMPO: PORTUGAL PRESSIONA, MAS SOLIDEZ DEFENSIVA DE MARROCOS GARANTE A CLASSIFICAÇÃO HISTÓRICA

 

Precisando empatar a partida, a seleção portuguesa melhorou na segunda etapa. Com Cristiano Ronaldo em campo e mantendo a posse de bola, o time de Fernando Santos passou a ocupar o campo ofensivo com maior volume, na tentativa de furar a sólida defesa marroquina. Gonçalo Ramos tentou de cabeça. Bruno Fernandes da entrada da área e mandou por cima. Mais uma vez, a melhor chance portuguesa foi com João Felix que recebeu de CR7 na entrada da área e encheu o pé. A bola iria no ângulo, mas o goleiro Bounou voou e fez uma defesa espetacular, colocando para escanteio.

 

Marrocos apostava nos contra-ataques para selar a classificação, mas pecava no último passe, na hora das finalizações. Portugal seguia em cima do time africano e não existia mais disposição tática em campo. Nos acréscimos ainda houve tempo para Cristiano Ronaldo entrar de frente para o goleiro e bater para o goleiro fazer a defesa em dois tempos. Como se o drama não fosse suficiente, Cheddira, que entrou na segunda etapa, tomou dois cartões amarelos seguidos e foi expulso.

 

 

PRÓXIMA PARTIDA

 

Com a classificação histórica, a seleção de Marrocos volta a campo na próxima quarta, dia 14, às 16h (de Brasília), para disputar uma vaga na final da Copa do Mundo do Qatar contra a França, no estádio Al Bayt, em Al Khor. Tida como a maior geração portuguesa das últimas décadas, os lusitanos estão eliminados e voltam para a casa derrotados nas quartas de final.

 

FICHA TÉCNICA
MARROCOS 1 X 0 PORTUGAL

 

Local: Estádio Al Thumama – Doha
Data: 10 de Dezembro de 2022 (Sábado)
Horário: 12h00 (de Brasília)

 

Arbitragem: Facundo Tello (ARG)

 

Espectadores: 44.198

 

Gols: Youssef En-Nesyri 42'/1ºT (Marrocos)

Cartões Amarelos: Achraf Dari, Walid Cheddira, Walid Cheddira (Marrocos) e Vitinha (Portugal)

 

Cartões Vermelhos: Walid Cheddira (Marrocos)

 

MARROCOS: Yassine Bounou; Achraf Hakimi, Romain Saiss (Achraf Dari), Jawad El Yamiq e Yahya Attiat-Allah; Sofyan Amrabat, Azzedine Ounahi e Selim Amallah (Walid Cheddira); Hakim Ziyech (Zakaria Aboukhlal), Sofiane Boufal (Yahya Jabrane) e Youssef En Nesyri (Badr Benoun) (4-3-3)

Técnico: Walid Regragui

 

PORTUGAL: Diogo Costa; Diogo Dalot (Ricardo Horta), Pepe, Ruben Dias e Raphael Guerreiro (João Cancelo); Bernardo Silva, Ruben Neves (Cristiano Ronaldo) e Otavio (Vitinha); Bruno Fernandes, Joao Felix e Gonçalo Ramos (Rafael Leão) (4-3-3)
Técnico: Fernando Santos

Copyright© 2007/2024 - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS.COM.BR - Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.