Letal, França espanta a zebra, derrota Marrocos por 2 a 0 e encara Argentina na final
Bleus conquistam vaga na final pela segunda vez seguida, o que não acontecia desde de 1998, quando o Brasil foi derrotado pelos franceses na decisão
- Detalhes
- Vicente Almeida
- Esportes
- 14 Dezembro 2022 - 18:08
Confirmando o enorme talento da atual geração, a seleção francesa derrotou Marrocos por dois a zero e está, pela segunda vez consecutiva, na final da Copa do Mundo. Em busca do terceiro título mundial – segundo seguido – os Bleus fizeram uma partida bastante inteligente, aproveitando as oportunidades e matando a partida quando teve chance. Theo Hernandez abriu o marcador no início do primeiro tempo e Kolo Muani selou a classificação no fim da segunda etapa. Curisosamente, os dois gols saíram após beles jogadas de Mbappé. Ao contrário do que muitos achavem, a seleção marroquina enfrentou os campeões do mundo de igual para igual e mostrou por quais razões chegou à semifinal, fazendo uma belíssima apresentação no estádio Al Bayt, em Al Khor.
É a primeira vez que uma seleção conquista a classificação para a segunda decisão consecutiva desde 1998, quando a seleção brasileira, campeã de 1994, foi derrotada pela própria França naquela fatídica final em Paris. Em busca do bicampeonato em sequência, a França irá encarar a Argentina do endiabrado Lionel Messi na decisão. Quem vencer o duelo será a próxima tricampeã mundial, ficando atrás apenas do Brasil, com cinco títulos, e de Itália e Alemanha com quatro conquistas cada. Sensação da Copa do Qatar, a valente seleção marroquina irá disputar o terceiro lugar contra a Croácia.
* CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DE FRANÇA 2 X 0 MARROCOS
* CLIQUE AQUI E ASSISTA OS MELHORES MOMENTOS DE FRANÇA 2 X 0 MARROCOS
1º TEMPO: FRANÇA ABRE O PLACAR NO COMEÇA E ADMINISTRA PRIMEIRA ETAPA
A partida começou com o time marroquino tentando ficar mais com a posse de bola que em outros jogos, mas a seleção francesa é forte demais. Logo aos cinco minutos, Griezmann driblou a marcação na intermediária, serviu Mbappé que bateu prensado na zaga, a bola sobrou para Theo Hernandez, livre de marcação, dar uma espécie de voleio e estufar as redes de Marrocos. Foi o primeiro gol marcado pelos adversários que os marroquinos sofreram na competição, já que só haviam sofrido um gol contra, e a primeira vez que os africanos saíram atrás do placar na Copa do Qatar.
Em desvantagem, Marrocos precisou adiantar o posicionamento em campo e conseguiam chegar ao gol francês. Porém, foram os europeus que quase ampliaram. Giroud ganhou de Saiss, que foi engando pelo tempo da bola, e emendou uma pancada de perna esquerda que explodiu na trave de Bounou e saiu. O técnico Walid Regragui colocou Amallah no lugar de Saiss que sentiu e pediu para deixar o campo. Com a mudança, os africanos conseguiram equilibrar as ações.
A França passou a administrar a primeira etapa, deixando a posse de bola com o adversário, mas levando muito perigo nos contra-ataques. Aos trinta e cinco, a zaga bateu cabeça, Mabappé recebeu do jeito que gosta dentro da área, bateu desequilibrado e tirou do goleiro, a marcação apareceu na cobertura para evitar o segundo gol cortando a bola, no rebote Tchouameni achou Giroud na marca do pênalti. O atacante bateu com força, mas colocou para fora, com muito perigo. No finalzinho, El Yamiq mandou uma bicicleta na pequena área francesa. Lorris voou no pé da trave para evitar o empate marroquino.
2º TEMPO: FRANCESES SOFREM, DESCHAMPS MEXE BEM E FRANÇA AMPLIA NO FINAL
Mostrando porque chegaram à semifinal, os Leões do Atlas voltaram para a segunda etapa encurralando os atuais campeões do mundo e pressionando para empatar a partida. Nos primeiros dez minutos, o time africano se comportou de maneira impecável e criou duas grandes oportunidades de gol. O técnico Didier Deschamps tirou Giroud e colocou Thuram em campo. Com a mudança, o atacante inverteu a posição com Mbappé que passou a jogar mais centralizado. A mexida tática deu certo, desafogando o time francês da pressão que os africanos estavam colocando naquela altura e abrindo espaços no lado esquerdo do ataque por onde a França passou a criar suas principais jogadas.
Foi justamente pela esquerda que Mbappé girou na intermediária e abriu para Thuram que serviu o atacante do PSG de volta na entrada da área. O camisa dez saiu driblando todo mundo dentro da área, passou por dois marcadores, bateu prensado e viu a bola sobrar no lado direto para Kolo Muani que havia acabado de entrar em campo e só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo do gol, ampliando o placar no estádio Al Bayt. Os marroquinos sentiram o golpe por alguns minutos e nos acréscimos partiram em busca do gol de honra. Em bola levantada na área, após o bate e rebate, Hamdallah desviou dentro da pequena área e Kounde evitou o gol em cima da linha.
PRÓXIMA PARTIDA
Em busca do tricampeonato, a França volta a campo no próximo domingo, dia 18, para encarar a Argentina na grande final da Copa do Mundo do Qatar. A decisão acontece no estádio Lusail, em Al Daayen, ao meio dia. Sensação do Mundial, a seleção de Marrocos vai para a disputa do terceiro lugar contra a Croácia no sábado, dia 17, também ao meio dia, no estádio internacional Khalifa, em Al Rayyan.
FICHA TÉCNICA
FRANÇA 2 X 0 MARROCOS
Local: Estádio Al Bayt – Al Khor
Data: 14 de Dezembro de 2022 (Quarta)
Horário: 16h00 (de Brasília)
Arbitragem: César Arturo Ramos Palazuelos (MEX)
Espectadores: 68.294
Gols: Theo Hernandez 05'/1ºT, Randal Kolo Muani 34'/2ºT (França)
Cartões Amarelos: Sofiane Boufal (Marrocos)
FRANÇA: Hugo Lloris; Raphael Varane, Jules Kounde, Theo Hernandez e Ibrahima Konate; Antoine Griezmann, Aurelien Tchouameni, Kylian Mbappe, Ousmane Dembele (Randal Kolo Muani) e Youssouf Fofana; Olivier Giroud (Marcus Thuram) (4-5-1)
Técnico: Didier Deschamps
MARROCOS: Yassine Bounou; Achraf Hakimi, Noussair Mazraoui (Yahya Attiat-Allah), Achraf Dari, Romain Saiss (Selim Amallah) (Abde Ezzalzouli) e Jawad El Yamiq; Sofyan Amrabat, Hakim Ziyech, Azzedine Ounahi e Sofiane Boufal (Zakaria Aboukhlal); Youssef En Nesyri (Abderrazak Hamdallah) (5-4-1)
Técnico: Walid Regragui