Brasil é derrotado pela Croácia nos pênaltis e está fora da Copa do Mundo do Qatar

Pela quarta vez nos últimos cinco mundiais, novamente eliminada por um time europeu, seleção brasileira cai nas quartas de final e dá adeus ao sonho do hexa

 

Apesar de criar as melhores oportunidades ofensivas da partida, especialmente após as mudanças no segundo tempo, a seleção brasileira empatou com a Croácia em um a um, com gols na prorrogação, acabou derrotada nos pênaltis por quatro a dois e está eliminada da Copa do Mundo do Qatar. Neymar fez um lindo gol nos acréscimos da primeira etapa da prorrogação, mas Petkovic empatou no segundo tempo, forçando a disputa de pênaltis no estádio Cidade da Educação, em Doha. Mesmo com o volume ofensivo, o time comandado por Tite não conseguiu dar o devido combate ao controle de jogo exercido pelos croatas que viram Modric comandar as ações e distribuir as jogadas, cadenciando o toque de bola e poupando os companheiros do desgaste físico, já que vinham de uma disputa extenuante na fase anterior.

 

Nas disputa de pênaltis, os croatas converteram as quatro cobranças. Livakovic defendeu a tentativa de Rodrygo, enquanto Marquinhos acertou a trave. Casemiro e Pedro diminuíram para os brasileiros. Considerado o melhor cobrador brasileiro, Neymar sequer teve a oportunidade de participar da disputa. Pela quarta vez nas últimas cinco Copas do Mundo, a seleção brasileira foi eliminada nas quartas de final e sempre por uma seleção europeia. França em 2006, Holanda em 2010, Bélgica em 2018 e Croácia em 2022. Os croatas avançam para as semifinais onde vão enfrentar a Argentina em busca de uma vaga na final pela segunda vez consecutiva.

 

* CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DE CROÁCIA 1 (4) X (2) 1 BRASIL

 

* CLIQUE AQUI E ASSISTA OS MELHORES MOMENTOS DE CROÁCIA 1 (4) X (2) 1 BRASIL

 

 

1º TEMPO: JOGO AMARRADO, CROÁCIA MELHOR E BRASIL POUCO CRIATIVO

 

O time croata começou bem postado em campo, tentando bloquear os espaços da seleção brasileira que nos primeiros minutos insistia nas jogadas pela esquerda. Foi naquele setor, após um erro de marcação de Neymar no ataque, que a Croácia chegou com perigo em rápido ataque que Juranovic cruzou na área, mas que os atacantes não conseguiram completar. Na sequência, Casemiro deu bobeira na saída de bola, perdeu para Modric que cruzou para zaga brasileira afastar.

 

O time brasileiro tentava melhorar ofensivamente. Especialmente com Vinicius Junior que era a válvula de escape do ataque brasileiro. Uma das melhores oportunidades foi quando o camisa vinte tabelou com Richarlison e bateu da entrada da área, mas a bola ficou com a zaga europeia. O time da Croácia era melhor em campo. Com mais posse de bola, os atuais vice-campeões mundiais construiam boa parte de suas jogadas ofensivas pelo lado direito do ataque nas costas de Danilo que recebeu um cartão amarelo no início da partida. Sem grandes chances de gol, o primeiro tempo terminou com a Croácia melhor na partida.

 

 

2º TEMPO: BRAILEIROS MELHORAM, CRIAM CHANCES, MAS NÃO CONSEGUEM MARCAR

 

Nos primeiros minutos da segunda etapa, a seleção brasileira começou acelerando a partida. Militão escapou pela direita e cruzou, o zagueiro Gvardiol desviou contra o próprio gol e obrigou o goleiro Livakovic a fazer grande defesa. Na sequência, Neymar e Vini Jr construíram boa jogada pela esquerda. No bate e rebate, os brasileiros pediram um possível pênalti, mas a arbitragem confirmou posição irregular do atacante brasileiro. O time croata respondeu com duas boas chegadas. Ambas pela esquerda. A primeira parou em Alisson, a segunda saiu em linha de fundo. O time brasileiro seguia criando pela esquerda. Neymar tabelou com Richarlison após a bola desviar na marcação, entrou na área e bateu desequilibrado para bela defesa do goleiro.

 

O técnico Tite mexeu no time e trocou os dois pontas. Tirou Raphinha para a entrada de Anthony e colocou Rodrygo no lugar de Vini Jr. Logo na sequência, em novo bate e rebate na área, Lucas Paquetá ganhou da marcação e bateu na linha da pequena área em cima de Lvakovic. Apesar da Croácia ficar mais com a bola as melhores chances de gol saiam do ataque brasileiro. Neymar e Rodrygo tabelaram na entrada da área e o camisa dez chegou cara a cara com Livakovic que fez outra grande defesa. Em seguida, Anthony escapou pela direita, inverteu para Rodrygo que achou Paquetá na entrada da área. O meia brasileiro chegou batendo com força para boa defesa do goleiro que não deu rebote.

 

 

PRORROGAÇÃO: NEYMAR MARCA GOLAÇO, MAS CROÁCIA EMPATA NA SEGUNDA ETAPA

 

O primeiro tempo da prorrogação começou como terminou o tempo regulamentar, com a Croácia se defendendo e os brasileiros criando as melhores jogadas ofensivas, especialmente pelo lado direito com Anthony em cima do lateral esquerdo Sosa. Os europeus responderam com Brozovic que recebeu livre na entrada da área após grande jogada de Petkovic, que passou por dois marcadores, mas bateu mal por cima do gol de Alisson. Nos acréscimos a redenção brasileira. Neymar chamou a responsabilidade. Tabelou com Rodrygo na intermediária, depois com Paquetá, recebeu de volta dentro da área, driblou o goleiro e bateu no alto marcando um lindo gol para o Brasil.

 

Na segunda etapa o técnico Dalic empilhou atacantes no time croata que precisava empatar a partida. Com a Croácia mais presente no ataque, os brasileiros passaram a ter terreno aberto para os contra-ataques, porém, não conseguiam aproveitar as oportunidades. E foi justamente em um rápido contra golpe que os europeus empataram. Após erro de Anthony, Modric achou Vlasic no círculo central. O meia abriu rapidamente na esquerda para Orsic. O atacante avançou e cruzou para Petkovic que entrava sozinho pelo meio. O centroavante bateu de primeira, a bola desviou e entrou no canto do goleiro Alisson, empatando o jogo no estádio Cidade da Educação. Nos acréscimos ainda houve tempo para Casemiro que recebeu no lado esquerdo da área e encheu o pé para grande defesa do goleiro croata.

 

 

DISPUTA DE PÊNALTIS: PERFEIÇÃO CROATA, LIVAKOVIC DEFENDE MAIS UMA E CROÁCIA AVANÇA ÀS SEMIFINAIS

 

A primeira cobrança foi da Croácia. Vlasic bateu no meio do gol, no alto e colocou os europeus na frente. Em seguida, Rodrygo bateu mal, à meia altura, e o goleiro Livakovic pegou. Majer foi o segundo a cobrar e colocou a bola no meio do gol. Na sequência, Casemiro bateu muito bem no canto direito e diminuiu. Terceiro a cobrar, Modric foi para a bola, deslocou Alisson e fez o terceiro gol da Croácia. Então foi a vez de Pedro. Com direito a paradinha, o atacante do Flamengo deslocou o goleiro e diminuiu outra vez. Orsic fez o quarto dos europeus, batendo muito bem no canto direito do goleiro brasileiro. Com a reponsabilidade de não poder perder, Marquinhos foi para a bola, deslocou o goleiro, mas acertou a trave direita, sacramentando a vitória dos croatas que vai para a semifinal.

 

 

PRÓXIMA PARTIDA

 

Com a vitória nos pênaltis, a Croácia avança para as semifinais e enfrentará a Argentina na próxima terça, dia 13, às 16h (de Brasília), no estádio Lusail, em Al Daayen. Pela quarta vez nas últimas cinco Copas do Mundo a seleção brasileira é eliminada nas quartas de final e está fora da Copa do Mundo do Qatar.

 

FICHA TÉCNICA
CROÁCIA 1 (4) X (2) 1 BRASIL

 

Local: Estádio Cidade da Educação – Doha
Data: 09 de Dezembro de 2022 (Sexta)
Horário: 12h00 (de Brasília)

 

Arbitragem: Michael Oliver (ING)

 

Espectadores: 43.893

 

Gols: Neymar 10'/1ºTP (Brasil) e Bruno Petkovic 12'/2ºTP (Croácia)

 

Gols na disputa de pênaltis: Nikola Vlasic, Lovro Majer, Luka Modric, Mislav Orsic (Croácia) e Casemiro, Pedro (Brasil)

Cartões Amarelos: Marcelo Brozovic, Bruno Petkovic (Croácia) e Danilo, Casemiro, Marquinhos (Brasil)

 

CROÁCIA: Dominik Livakovic; Borna Sosa (Ante Budimir), Dejan Lovren, Josko Gvardiol e Josip Juranovic; Mateo Kovacic (Lovro Majer), Luka Modric e Marcelo Brozovic (Mislav Orsic); Ivan Perisic, Andrej Kramaric (Bruno Petkovic) e Mario Pasalic (Nikola Vlasic) (4-3-3)
Técnico: Zlatko Dalic

 

BRASIL: Alisson; Eder Militao (Alex Sandro), Thiago Silva, Marquinhos e Danilo; Casemiro, Lucas Paqueta (Fred) e Neymar; Richarlison (Pedro), Raphinha (Antony) e Vinicius Jr (Rodrygo) (4-3-3)
Técnico: Tite

Copyright© 2007/2024 - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS.COM.BR - Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.