Croácia derrota Marrocos, confirma favoritismo e conquista terceiro lugar no Qatar

Espantando zebra africana que era sensação da Copa, croatas fazem dois a um no primeiro tempo, controlam segunda etapa e garantem terceiro pódio desde 1998

 

Ao contrário do que muitos pensavam, a seleção da Croácia entrou em campo mostrando muita disposição, derrotou a seleção de Marrocos por dois a um e conquistou a terceira colocação no Mundial do Qatar. Fazendo valer a qualidade técnica dos jogadores de meio campo, os croatas controlaram a partida, impondo o ritmo do jogo, sem passar grande sustos no estádio internacional Khalifa, neste sábado. O zagueiro Gvardiol abriu o placar no início do primeiro tempo. Dari empatou dois minutos depois e Orsic fez o gol que garantiu a conquista da terceira posição no fim da primeira etapa. Desde 1998, quando também foi terceira colocada no Mundial da França e vice-campeã na Copa da Rússia em 2018, foi a terceira vez que a Croácia subiu ao pódio da competição.

 

Depois de terminar a primeira etapa com a vantagem no placar, o time croata fez o que mostrou fazer de melhor na Copa do Mundo. Administrou a posse de bola, controlou o meio de campo e não deixou a seleção marroquina jogar, assim como havia feito com a seleção brasileira, por exemplo. Mesmo com a derrota, os Leões do Atlas africanos escreveram um capítulo importante na história dos Mundiais. Foi a primeira vez que uma seleção do continente chegou tão longe na competição. A conquista do quarto lugar e a participação na semifinal fazem da seleção de Marrocos, a maior vencedora africana em mais de noventa anos de mundiais de futebol masculino.

 

* CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DE CROÁCIA 2 X 1 MARROCOS

 

* CLIQUE AQUI E ASSISTA OS MELHORES MOMENTOS DE CROÁCIA 2 X 1 MARROCOS

 

 

1º TEMPO: DOIS GOLS EM DEZ MINUTOS E CROÁCIA NA FRENTE NO FIM DA PRIMEIRA ETAPA

 

Com maior posse de bola, o time croata começou pressionando a seleção marroquina. Logo aos sete minutos em cobrança de falta ensaiada, Majer levantou na esquerda da área para Perisic que cabeceou para o centro, na marca do pênalti, onde o zagueiro Gvardiol apareceu de peixinho para abrir o marcador em um lindo gol no estádio Khalifa. Dois minutos depois foi a vez de Marrocos responder na mesma moeda. Ziyech cobrou falta na área, a zaga desviou para trás, Dari apareceu para cabecear e mandar a bola para o fundo do gol, empatando a partida antes dos dez minutos.

 

Com a igualdade no placar, o jogo deu uma esfriada. Coube a Modric quebrar a monotonia que se sucedeu após o empate. O meia recebeu na entrada da área marroquina, limpou a marcação e bateu forte. Um dos melhores goleiros do Mundial, o marroquino Bono bateu roupa e soltou a bola na direção de Perisic, mas se recuperou de maneira espetacular e voou nos pés do meia para espantar o perigo. Marrocos respondeu com a dupla Hakimi e En-Nesyri. Primeiro o camisa dois escapou pela direita e cruzou na pequena área, mas o atacante havia passado da linha da bola e não alcançou. Depois o camisa dezenove subiu mais alto que a zaga e desviou de cabeça com perigo, ao lado da meta de Livakovic.

 

No fim da primeira etapa, os croatas fizeram valer a superioridade ofensiva que demonstravam na partida. Em jogada construída pela direita, a bola espirrou na meia lua. Após a dividida, a bola chegou para Kovacic. O volante rolou para Orsic que abria pela ponta esquerda da área e bateu colocado, de primeira, no ângulo, tirando do goleiro Bono com categoria. A bola ainda tocou na trave antes de entrar. Era o segundo gol croata o Khalifão.

 

 

2º TEMPO: CROÁCIA AMARRA OJOGO E CONTROLA A PARTIDA NO MEIO DE CAMPO

 

Na segunda etapa, o jogo perdeu intensidade. Com a vantagem no placar, o time croata passou a fazer aquilo que fez de melhor na Copa do Qatar: cadenciar o jogo e cozinhar o adversário, administrando a partida, ficando com a posse de bola, evitando as investidas dos adversários. Os Leões do Atlas precisavam, ao menos, empatar. O técnico Walid Regragui fez as cinco alterações que tinha direito para tentar dar velocidade para sua equipe e buscar a igualdade na contagem. Mesmo com as mudanças, o panorama não mudou muito. O time europeu seguiu muito calmo em campo, explorando os espaços dados pelos adversários.

 

A equipe africana tentava o empate. No meio do segundo tempo Em-Nesyri recebeu na pequena área, ajeitou e bateu para grande defesa de Livakovic que apareceu para evitar o gol. O camisa dezenove ainda teve outra chance nos acréscimos, mas cabeceou por cima da meta. Os croatas também tiveram a chance de matar a partida com Kovacic que invadiu a área adversária, mas bateu cruzado para fora.

 

 

FICHA TÉCNICA
CROÁCIA 2 X 1 MARROCOS

 

Local: Estádio Internacional Khalifa – Al Rayyan
Data: 17 de Dezembro de 2022 (Sábado)
Horário: 12h00 (de Brasília)

 

Arbitragem: Abdulrahman Al-Jassim (QAT)

 

Espectadores: 44.137

 

Gols: Josko Gvardiol 07'/1ºT, Mislav Orsic 42'/1ºT (Croácia) e Achraf Dari 09'/1ºT (Marrocos)

Cartões Amarelos: Azzedine Ounahi, Selim Amallah (Marrocos)

 

CROÁCIA: Dominik Livakovic; Josip Stanisic, Josko Gvardiol e Josip Sutalo; Ivan Perisic, Lovro Majer (Mario Pasalic), Mateo Kovacic, Luka Modric e Mislav Orsic (Kristijan Jakic); Andrej Kramaric (Nikola Vlasic) e Marko Livaja (Bruno Petkovic) (3-5-2)
Técnico: Zlatko Dalic

 

MARROCOS: Yassine Bounou; Achraf Hakimi, Jawad El Yamiq (Selim Amallah), Achraf Dari (Badr Benoun) e Yahya Attiat-Allah; Sofyan Amrabat, Abdelhamid Sabiri (Ilias Chair) e Bilal El Khannouss (Azzedine Ounahi); Hakim Ziyech, Sofiane Boufal (Anass Zaroury) e Youssef En Nesyri (4-3-3)
Técnico: Walid Regragui

Copyright© 2007/2024 - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS.COM.BR - Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.