Usain Bolt, "o raio", faz história e conquista inédito tricampeonato olímpico
Repórter João Santoro conta a história do raio de felicidade que fez o subúrbio carioca explodir de alegria
- Detalhes
- João Santoro
- Esportes
- 15 Agosto 2016 - 02:06
Alguns anos atrás, os moradores do Engenho de Dentro, bairro do subúrbio carioca, estavam acostumados com um muro alto, cinzento e sem graça na sua porta. Na verdade, ele era um posto do Detran, aqueles que fazem vistorias de automóveis. No fundo, um terreno, onde existia um campo de futebol. Anos depois, um estádio foi erguido para o Pan-Americano de 2007. Agora, esse mesmo lugar foi o grande palco de um título sem dimensão, sem comparação, um tricampeonato olímpico. Sim, Usain Bolt passou por aqui. Um “raio” sem fazer qualquer estrago. Aliás, um raio capaz de fazer um estrago de felicidade para mais de 60 mil pessoas.
Chegando com a expectativa de um bicampeão olímpico, mas também como um atleta que estava lesionado um mês atrás, dúvidas pairavam no ar. Entretanto, elas acabaram nas semifinais. Bolt fez questão de provar para todos que estava fazendo o melhor tempo das três baterias de classificação das semifinais. Mas, para faturar seu terceiro ouro olímpico, o próprio jamaicano ainda tinha que provar um algo a mais. No caso, vencer Justin Gatlin, velocista norte-americano que detinha o melhor tempo do ano.
Foram 42 passos para o feito histórico. Foi mais uma largada atrás e, novamente, foi com recuperação nos últimos metros. O público ali presente reverenciou. Aqueles muros cinzentos de anos atrás deram espaço para um feito histórico. Um novo recorde mundial? Dessa vez, não. Entretanto, veio um novo tipo de raio: o raio de felicidade que atingiu todo o público presente que saiu do estádio feliz, não por terem visto um brasileiro, mas por assistirem uma lenda escrever um novo capítulo em sua história.
O atletismo nas Olimpíadas vai continuar por mais alguns dias, mas esse domingo de dia dos pais, não vai se repetir. O subúrbio carioca sorri. O Rio de Janeiro sorri. O mundo sorri. Sorri e reverência um único atleta com nome, sobrenome e alcunha. Usain Bolt, tricampeão olímpico, ou simplesmente "O Raio".