Suíça vence Camarões por 1 a 0 e pula na frente no grupo do Brasil
Leões africanos não aproveitam as diversas oportunidades criadas na primeira etapa; técnico africano erra nas substituições
- Detalhes
- Vicente Almeida
- Esportes
- 24 Novembro 2022 - 09:03
Qualidade suíça? Nem tanto! Na estreia de Suíça e Camarões na Copa do Mundo do Qatar, os europeus aproveitaram a grande oportunidade que tiveram e venceram os africanos por um a zero no estádio Al Janoub, em Al Wakrah, com gol de Breel Embolo, atacante camaronês naturalizado suíço e que se tornou o primeiro atleta a marcar contra seu país de origem na história das Copas do Mundo.
O time camaronês sentiu o gol no início da segunda etapa. Como se não bastasse, o técnico Rigobert Song tirou Ekambi, o principal jogador ofensivo dos Leões Indomáveis africanos. O atacante era quem mais pressionava a saída de bola dos europeus, colocando os adversários em situações complicadas. Com a saída do camisa 12, Camarões perdeu o meio campo e viu qualquer chance que tinha de empatar a partida perdidas no erro de seu trinador.
* CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DE SUIÇA 1 X 0 CAMARÕES
* CLIQUE AQUI E ASSISTA OS MELHORES MOMENTOS DE SUIÇA 1 X 0 CAMARÕES
1º TEMPO: CAMARÕES DOMINA AS AÇÕES OFENSIVAS COM VELOCIDADE NAS ROUBADAS DE BOLA
A primeira etapa começou com as equipes se estudando. Os suíços tentavam controlar as ações, ficando mais com a posse de bola e tentando se aproximar da área africana. A primeira grande oportunidade da partida nasceu de uma ligação direta feita pela defesa camaronesa. Mbeumo entrou na área em velocidade e bateu forte para boa defesa de Sommer. Na sobra, Ekambi chegou batendo, mas jogou a bola por cima do gol suíço. Em seguida foi a vez de Choupo-Moting que se antecipou ao marcador, arrancou em velocidade sozinho, mas perdeu o pique e bateu fraco em cima do goleiro europeu. A seleção camaronesa forçava suas saídas de bolas através de lançamentos longos para tentar quebrar a linha de marcação suíça.
Com passes rápidos e jogadas trabalhadas, os camaroneses seguiam obtendo as melhores oportunidades na partida. Aos 30 minutos, após rápida troca de passes na intermediária, Hongla bateu cruzado, o goleiro suíço soltou e a zaga cortou antes que o camaronês completasse para dentro do gol. Na sequência Fai inverteu para Ekambi, mas o atacante foi interceptado por Widmer. A melhor chance da Suiça veio em um dos últimos lances da primeira etapa. Após cobrança de escanteio, Akanji desviou de cabeça ao lado da trave.
2º TEMPO: TÉCNICO DE CAMARÕES MEXE ERRADO E SUIÇA SAI NA FRENTE NA BRIGA PELA VAGA NAS OITAVAS
Mal rolou a bola no segundo tempo e a Suíça pisou no gramado disposta a mudar os rumos da partida. Freuler lançou Shaqiri na ponta direita, o meia ajeitou a bola e cruzou rasteiro para Embolo que entrava completamente livre na linha da pequena área. O camaronês naturalizado suíço finalizou de primeira para o fundo da rede, colocando o time europeu na frente do placar. O atacante não comemorou o gol em respeito ao seu país de nascimento , onde vai sempre que tem uma folga.
As ações ofensivas suíças passavam todas pelos pés de Shaquiri, enquanto no lado africano quem comandava o ataque era Ekambi. Quando os técnicos tiraram os dois jogadores de campo, a partida esfriou demais. Melhor para a Suíça que passou a priorizar a defesa para segurar o resultado enquanto Camarões perdeu a velocidade e o volume ofensivo do primeiro tempo.
PRÓXIMA PARTIDA
Na próxima rodada, a Suíça enfrentará a seleção brasileira na próxima terça, dia 28, às 13h, no estádio 974, em Doha. Também na terça, dia 28, os leões africanos encaram os sérvios, às 07h, no estádio Al Janoub, em Al Wakrah.
FICHA TÉCNICA
SUIÇA 1 X 0 CAMARÕES
Local: Estádio Al Janoub – Al Wakrah
Data: 24 de Novembro de 2022 (Quinta)
Horário: 7h00 (de Brasília)
Arbitragem: Facundo Tello (ARG)
Espectadores: 39.089
Gols: Breel Embolo 03'/2ºT (Suíça)
Cartões Amarelos: Collins Fai (Camarões) e Nico Elvedi, Manuel Akanji (Suíça)
SUIÇA: Yann Sommer; Silvan Widmer, Nico Elvedi,Manuel Akanji e Ricardo Rodriguez (Eray Comert); Remo Freuler, Granit Xhaka, Mohameth Sow (Fabian Frei), Ruben Vargas (Fabian Rieder) e Xherdan Shaqiri (Noah Okafor); Breel Embolo (Haris Seferovic) (4-5-1)
Técnico: Murat Yakin
CAMARÕES: Andre Onana; Nicolas Nkoulou, Collins Fai, Jean-Charles Castelletto e Nouhou Tolo; Andre-Frank Zambo Anguissa, Samuel Gouet e Martin Hongla (Gael Ondoua); Karl Toko Ekambi (Georges-Kevin Nkoudou), Choupo-Moting Eric Maxim (Vincent Aboubakar) e Bryan Mbeumo (4-3-3)
Técnico: Rigobert Song