Polônia espanta a zebra, vence a Arábia Saudita por 2 a 0 e embola Grupo B da Copa
Seleção saudita perde diversas oportunidades, goleiro polonês se destaca e Lewandowski finalmente marca seu gol em mundiais
- Detalhes
- Vicente Almeida
- Esportes
- 26 Novembro 2022 - 12:16
Depois do péssimo jogo na estreia contra o México, a Polônia se reabilitou e, em um dos melhores jogos no Qatar, venceu a Arábia Saudita por dois a zero no Estádio Cidade da Educação, em Doha. Eleito duas vezes o melhor jogador do mundo, o polonês Robert Lewandowski finalmente marcou seu primeiro gol em uma partida de Copa do Mundo e foi às lágrimas na comemoração. Zielinski havia aberto a contagem na primeira etapa.
A partida foi muito disputada. No primeiro e no segundo tempo quando os Árabes pareciam dominar o jogo, foram surpreendidos pela letalidade dos atacantes europeus. O time polonês ainda contou com a competência do goleiro Szczesny que evitou alguns gols dos sauditas. Em contrapartida, os poloneses colocaram duas bolas na trave e poderiam ter vencido por uma vantagem mais folgada, espantando a zebra da estreia quando a Arábia Saudita derrotou os favoritos argentinos de virada.
* CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DE POLÔNIA 2 X 0 ARÁBIA SAUDITA
* CLIQUE AQUI E ASSISTA OS MELHORES MOMENTOS DE POLÔNIA 2 X 0 ARÁBIA SAUDITA
1º TEMPO: PRESSÃO DA ARÁBIA SAUDITA, MAS POLÔNIA SAI NA FRENTE
Empolgados pela vitória em cima da Argentina, na estreia, os jogadores da Arábia Saudita entraram em campo confiantes e, desde o início da primeira etapa, pressionou a Polônia na busca de seus gols embalados pelo grande número de torcedores presentes no estádio. Os árabes enfileiraram chances seguidas. Primeiro com Al-Burayk que recebeu no lado esquerdo, levou para o meio e bateu pro gol. Depois, Kanno apareceu no comando do ataque, tabelou e soltou uma bomba para ótima defesa do goleiro polonês.
Porém, como o futebol nem sempre é justo, Lawandowski recebeu dentro da área em velocidade, dividiu com o goleiro saudita, foi à linha de fundo e rolou rapidamente para trás, achando Zielinsk sozinho entre os zagueiros. O atacante chutou forte e colocou a Polônia em vantagem no placar. No fim do tempo regulamentar, Al-Shehri recebeu dentro da área e foi calçado por Bielik. O árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio marcou pênalti depois de rever o lance no VAR. Feras Al-Brikan foi para a cobrança, mas o goleiro Szczesny caiu para o lado direito e espalmou a cobrança. No rebote, Salem Al-Dawsari completa com força e o goleiro polonês faz grande defesa para impedir o gol de empate saudita.
2º TEMPO: FINALMENTE SAI O GOL DE LEWANDOWSKI EM UMA COPA DO MUNDO
O time saudita voltou com tudo na segunda etapa. Na melhor oportunidade dos árabes até o momento. Al-Abid se enrolou com a bola na risca pequena área, na confusão Salem chegou batendo para ótima defesa do goleiro Szczesny. Na sequência, Feras recebeu na grande área, passou pela marcação e bateu para o gol, vendo a bola ir para fora. O time polones que tinha finalizado apenas duas vezes na partida quase chegou ao segundo gol quando Milik acertou o travessão do goleiro saudita.
Na sequência foi a vez de Lwewandowski se antecipar a marcação, completar o cruzamento vindo da direita e também acertar a trave. Depois de jogada pelo lado direito, Al-Abid apareceu livre na entrada da área e bateu no canto esquerdo do goleiro, mas a bola, caprichosamente, foi pela linha de fundo. Como já tinha acontecido no primeiro tempo, a Polônia ampliou o placar quando o time asiático era melhor em campo. Em uma bobeira monstruosa do zagueiro Almalki, Lewandowski tomou a bola, colocou na frente e completa na saída do goleiro. Primeiro gol do centroavante na história das Copas. Eleito duas vezes o melhor do jogador do mundo, Lewa se emocionou na comemoração.
PRÓXIMA PARTIDA
FICHA TÉCNICA
POLÔNIA 2 X 0 ARÁBIA SAUDITA
Local: Estádio Cidade da Educação – Doha
Data: 26 de Novembro de 2022 (Sábado)
Horário: 10h00 (de Brasília)
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (BRA)
Espectadores: 44.259
Gols: Piotr Zielinski 39'/1ºT, Robert Lewandowski 37'/2ºT (Polônia)
Cartões Amarelos: Jakub Kiwior, Matty Cash, Arkadiusz Milik (Polônia) Abdulelah Almalki, Abdulelah Alamri, Arkadiusz Milik (Arábia Saudita)
POLÔNIA: Wojciech Szczesny; Matty Cash, Jakub Kiwior, Kamil Glik e Bartosz Bereszynski; Krystian Bielik, Arkadiusz Milik (Krzysztof Piatek), Grzegorz Krychowiak, Piotr Zielinski e Przemyslaw Frankowski; Robert Lewandowski (4-5-1)
Técnico: Czeslaw Michniewicz
ARÁBIA SAUDITA: Mohammed Alowais; Abdulelah Alamri, Ali Albulayhi, Mohammed Alburayk (Sultan Alghannam) e Saud Abdulhamid; Abdulelah Almalki (Abdulrahman Alobud), Sami Alnaji (Nawaf Al Abid) (Hatan Bahbri), Mohamed Kanno, Feras Albrikan e Salem Aldawsari; Saleh Alshehri (Nasser Aldawsari) (4-5-1)
Técnico: Hervé Renard