Mexicanos vencem a Arábia Saudita por 2 a1, mas não avançam na Copa do Qatar
México fica atrás da Polônia no saldo de gols e está fora das oitavas de final. Depois de vencer a Argentina, árabes perdem novamente e dão adeus ao Mundial
- Detalhes
- Vicente Almeida
- Esportes
- 30 Novembro 2022 - 18:30
Foi por pouco! Mesmo vencendo a Arábia Saudita por dois a um, nesta quarta, no estádio Lusail, em Al Daayen, o México está eliminado da Copa do Qatar. Em uma disputa acirrada com a Polônia pela segunda colocação do Grupo C, onde as duas equipes terminaram com quatro pontos, os mexicanos viram a vaga escapar porque terminou a fase de classificação com saldo de menos um enquanto os europeus terminaram com o saldo zerado. Mesmo que não tivessem sofrido o gol saudita no final da partida, os americanos do norte também estariam eliminados, mas pelo número de cartões amarelos.
Henry Martin e Luis Chavez marcaram logo no início da segunda etapa e deram esperança aos mexicanos que conseguiriam a classificação. Precisando de mais um gol, os comandados de Geraldo Martino se lançaram ao ataque no segundo tempo, mas empilharam uma sequência de gols perdidos e estão fora das oitavas de final da Copa do Mundo. Eliminação na fase de grupos que não acontecia desde 1978. Nos acréscimos, Salem Aldawsari descontou para os sauditas.
* CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DE ARÁBIA SAUDITA 1 X 2 MÉXICO
* CLIQUE AQUI E ASSISTA OS MELHORES MOMENTOS DE ARÁBIA SAUDITA 1 X 2 MÉXICO
1º TEMPO: MÉXICO PRESSIONA, MAS 0 A 0 INSISTENTE NÃO SAI DO PLACAR
A seleção mexicana começou o jogo com o pé no acelerador. Dominando a partida e precisando da vitória, os americanos do norte enfileiraram oportunidade de gol na primeira etapa. Logo aos dois minutos, Lozano girou para cima da marcação no meio campo, avançou e encontrou Vega passando entre as linhas de marcação. O capitão mexicano finalizou de primeira, mas Alowais fez bela defesa. Uma das poucas chegadas sauditas foi com Kanno que cobrou bela falta por cima do gol.
Daí em diante, praticamente só deu México. Martin de costas para o gol encontrou Pineda que chegava. O meia finalizou, mas foi travado por dois marcadores asiáticos. Logo em seguida, Pineda tentou peixinho na pequena área árabe, mas a zaga bloqueou mais uma chegada. Aos quarenta, o camisa dezessete arriscou de longe e a bola passou ao lado da trave. Vega recebeu na área, mas foi bloqueado no chute, Lozano também tentou e o zagueiro tirou. No apagar das luzes da primeira etapa foi a Arábia teve uma boa chance. Alghanam avançou pela direita e cruzou com liberdade para Hassari que apareceu cabeceando sozinho, mas sem direção.
2º TEMPO: MEXICANOS DESPERDIÇAM DIVERSAS OPORTUNIDADES DE FAZER O GOL DA CLASIFICAÇÃO
Precisando da vitória, o México começou a etapa final pressionando. Chávez arriscou de longe e o goleiro saudita espalmou para escanteio. Na cobrança, Montes desviou de letra no meio da defesa e Martin se antecipou à marcação para empurrar para o fundo da rede e colocar os mexicanos em vantagem. Logo em seguida, Henry Martin partiu em velocidade após lançamento de sua defesa e foi derrubado na intermediária. Luis Chávez bateu de muito longe, colocando a bola no ângulo, sem chances para Alowais. Dois a zero para o México antes dos dez minutos do segundo tempo.
A blitz latina seguia. Depois do zagueiro saudita se atrapalhar, a bola se ofereceu para Lozano que bateu no contrapé do goleiro, mas o árbitro Michael Oliver anulou por uma posição irregular confirmada pelo VAR. O mesmo Lozano pegou a bola na intermediária, partiu em velocidade e bateu no cantinho direito do goleiro que caiu para impedir o terceiro gol mexicano.
Precisando do terceiro para se classificar mesmo que acabasse sofrendo um gol, o time mexicano era praticamente todo ofensivo e o caminho era pelo lado esquerdo. Lozano desceu em velocidade, limpou a marcação e rolou para trás, com açúcar, na marca do pênalti, para Antuna que balançou o corpo e foi bloqueado pela zaga na hora da finalização. O camisa vinte e um ainda recebeu em velocidade, entrou na área e colocou a bola no fundo da rede saudita, mas o bandeira assinalou impedimento do atacante. E o castigo mexicano veio. Aos quarenta e nove, Aldawsari tabelou na linha da grande área com Alhassan, entrou livre e tocou na saída de Ochoa para diminuir o placar. Mesmo sofrendo o gol, os mexicanos precisavam de mais um para avançar. Porém, não houve tempo para mais nada.
PRÓXIMA PARTIDA
Mesmo com a vitória, os mexicanos não conseguiram a classificação, assim como os sauditas, estão eliminados do Mundial 2022. O México terminou em terceiro na classificação, com a mesma pontuação da Polônia, mas com saldo de gols inferior. Desde 1978 os Mexicanos não eram eliminados na primeira fase da Copa do Mundo.
FICHA TÉCNICA
ARÁBIA SAUDITA 1 X 2 MÉXICO
Local: Estádio Lusail – Al Daayen
Data: 30 de Novembro de 2022 (Quarta)
Horário: 18h00 (de Brasília)
Arbitragem: Michael Oliver (ING)
Espectadores: 84.985
Gols: Henry Martin 2'/2ºT, Luis Chavez 7'/2ºT (México) e Salem Aldawsari 50'/2ºT (Arábia Saudita)
Cartões Amarelos: Saleh Alshehri, Ali Alhassan, Hassan Altambakti, Abdullah Madu, Abdulelah Alamri, Hatan Bahbri (Arábia Saudita) e Edson Alvarez (México)
ARÁBIA SAUDITA: Mohammed Alowais; Sultan Alghannam (Hatan Bahbri), Abdulelah Alamri, Ali Albulayhi (Riyadh Sharahili) e Hassan Altambakti; Feras Albrikan, Salem Aldawsari, Saud Abdulhamid e Ali Alhassan (Abdullah Madu); Saleh Alshehri (Abdulrahman Alobud) e Mohamed Kanno (4-4-2)
Técnico: Hervé Renard
MÉXICO: Guillermo Ochoa; Cesar Montes, Hector Moreno, Jorge Sanchez (Kevin Alvarez) e Jesus Gallardo; Edson Alvarez (Rogelio Funes Mori), Alexis Veja (Uriel Antuna), Orbelin Pineda (Carlos Rodriguez), Hirving Lozano e Luis Chavez; Henry Martin (Raul Jimenez) (4-3-3)
Técnico: Gerardo Martino