Mesmo jogando mal, Bélgica vence o Canadá por 1 a 0 e sai na frente no Grupo F
Com atuação muito abaixo do esperado, seleção belga sua para vencer a partida; Courtois brilha no gol e defende pênalti cobrado por Alphonso Davies
- Detalhes
- Vicente Almeida
- Esportes
- 23 Novembro 2022 - 18:13
Venceu, mas não convenceu! Terceira colocada no mundial de 2018, a seleção belga venceu o Canadá por um a zero, gol de Batshuayi, na estreia da Copa do Mundo de 2022. Sentindo a ausência de Lukaku, uma de suas principais estrelas, os comandados por Roberto Martínez tiveram que se desdobrar taticamente para não serem surpreendidos pela competente seleção canadense de John Herdman, que fez história comandando a seleção feminina e que levou o Canadá à primeira colocação das eliminatórias da Concacaf.
Hazard ficou devendo e teve uma atuação apagada, mostrando a regularidade negativa que foi sua marca nos últimos anos, mostrando que a seleção europeia dependerá muito do talento de De Bruyne nas próximas partidas. Em contrapartida, o time da América do Norte mostra que pode sonhar com uma vaga nas oitavas de final, ainda mais, depois da derrota da Alemanha para o Japão. Para isso, o time canadense terá que quebrar uma escrita e marcar gols em Copas do Mundo, o que jamais aconteceu. À conferir!
* CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DE BÉLGICA 1 X 0 CANADÁ
* CLIQUE AQUI E ASSISTA OS MELHORES MOMENTOS DE BÉLGICA 1 X 0 CANADÁ
1º TEMPO: CANADÁ DOMINA, MAS BÉLGICA SAI NA FRENTE NA ÚNICA GRANDE CHANCE QUE TEVE NA PRIMEIRA ETAPA
Ao contrário do que muitos esperavam, o time do Canadá iniciou a partida pressionando os belgas, especialmente nas jogadas pelo lado direito com Buchanan. Aos oito minutos, a bola pingou na área e Carrasco acabou desviando com a mão. O árbitro Janny Sikazwe não percebeu, mas foi chamado pelo VAR e confirmou a penalidade. Estrela do time canadense, Alphonso Davies foi para cobrança, mas bateu mal e parou em Courtois paredão belga, eleito melhor goleiro do planeta.
Os belgas tentaram reagir com Hazard e Batshuay que emendou em cima da zaga. O primeiro tempo era todo do Canadá que seguia bem postado ofensivamente e marcando com competência na defesa. No final do primeiro tempo o VAR paralisou a partida para checar outro possível pênalti contra a Bélgica, mas, dessa vez, nada foi marcado. Porém, no apagar das luzes do primeiro tempo, Alderweireld lançou Batshuayi em velocidade. O atacante ganhou dos zagueiros na corrida e bateu na saída do goleiro Borjan para fazer um a zero para os Diabos Vermelhos.
2º TEMPO: JOGO AMARRADO E INTELIGÊNCIA TÁTICA DA SELEÇÃO BELGA
Mesmo saindo atrás no placar, o time canadense não se apavorou e voltou para a segunda etapa mantendo o bom ritmo do início da partida. Insatisfeito com sua equipe, o técnico Roberto Martínez colocou Onana e Meunier em campo para tentar abrir a retranca dos americanos do norte. Aos vinte e um minutos, De Bruyne escapou pela esquerda, deixou o marcador para trás e serviu Batshuayi que foi bloqueado na hora do chute.
Nos minutos finais, após as cinco mudanças promovidas pelo treinador, o time canadense pareceu ganhar uma injeção de ânimo tentando chegar com mais perigo na área adversária. Já o time belga estava bem postado defensivamente e não permitia que seu goleiro corresse perigo. O jogo ficou muito amarrado no final e as melhores oportunidades saíram dos pés de De Bruyne.
PRÓXIMA PARTIDA
A seleção belga volta a campo para tentar a classificação antecipada no próximo domingo, dia 27, quando enfrenta o Marrocos às 10h, no estádio Al Thumama, em Doha. Os canadenses tentarão a recuperação diante da Croácia, atuais vice campeões mundiais, no mesmo dia, às 13h, no Estádio Internacional Khalifa, em Al Rayyan
FICHA TÉCNICA
BÉLGICA 1 X 0 CANADÁ
Local: Estádio Ahmad Bin Ali – Al Rayyan
Data: 23 de Novembro de 2022 (Quarta)
Horário: 16h00 (de Brasília)
Arbitragem: Janny Sikazwe (ZAM)
Espectadores: 40.432
Gols: Michy Batshuayi 44'/1ºT (Bélgica)
Cartões Amarelos: Yannick Carrasco, Thomas Meunier, Amadou Onana (Bélgica) e Alphonso Davies, Alistair Johnston (Canadá)
BÉLGICA:
Thibaut Courtois; Toby Alderweireld, Jan Vertonghen e Leander Dendoncker; Axel Witsel, Kevin De Bruyne, Yannick Carrasco (Thomas Meunier) e Timothy Castagne; Youri Tielemans (Amadou Onana), Eden Hazard (Leandro Trossard) e Michy Batshuayi (Lois Openda) (3-4-3)
Técnico: Roberto Martínez
CANADÁ: Milan Borjan; Alistair Johnston, Kamal Miller e Steven Vitoria; Stephen Eustaquio (Jonathan Osorio), Junior Hoilett (Cyle Larin), Atiba Hutchinson (Ismael Kone) e Richie Laryea (Sam Adekugbe); Tajon Buchanan (Liam Millar), Alphonso Davies e Jonathan David (3-4-3)
Técnico: John Herdman