Com gol de Casemiro, Brasil vence Suíça e garante vaga nas oitavas da Copa do Qatar
Depois da bela estreia, seleção brasileira não joga bem, mas, pragmática, chega à vitória e, assim como a França, segue cem por cento na competição
- Detalhes
- Vicente Almeida
- Esportes
- 28 Novembro 2022 - 15:09
Depois da bela estreia contra a Sérvia, a seleção brasileira não jogou muito bem, mas contou com o talento individual de Casemiro, com um belo gol no fim do segundo tempo, e venceu a Suíça por um a zero, no estádio 974, em Doha, garantindo a classificação antecipada para as oitavas de final da Copa do Qatar.
Repetindo o que já havia feito nas eliminatórias, quando Neymar não jogou e com e Danilo contundido. O técnico Tite entrou com o zagueiro Éder Militão improvisado na lateral direita, mas colocou Fred no meio campo, adiantando Lucas Paquetá para a posição do camisa 10 brasileiro. A formação deixou a seleção mais defensiva, especialmente na primeira etapa, quando o Brasil teve muitas dificuldades de criação.
* CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DE BRASIL 1 X 0 SUÍÇA
* CLIQUE AQUI E ASSISTA OS MELHORES MOMENTOS DE BRASIL 1 X 0 SUÍÇA
1º TEMPO: JOGO AMARRADO, FORTE MARCAÇÃO E POUCA CRIATIVIDADE
A primeira etapa foi de pouca criação ofensiva e muita marcação de ambas as equipes. Os comandados do técnico Tite, com Paquetá mais adiantado, encontraram poucos espaços entre as linhas suíças e os atacantes ficaram muito marcados. Destaque da primeira partida, o atacante Richarlison foi muito bem marcado e praticamente não teve oportunidades na primeira etapa.
A seleção europeia insistia no jogo aéreo e o Brasil apostava na velocidade de Vini Júnior. Foi dos pés dos camisa 20 que saíram algumas das grandes chances brasileiras. Primeiro, o atacante foi cercado por quatro marcadores, na disputa a bola sobrou para Paquetá que bateu e foi bloqueado. Depois, Vini recebeu belíssimo cruzamento de Raphinha e fechou batendo de primeira para boa defesa de Sommer. No fim do primeiro tempo, Raphinha, Militão e Casemiro tentaram chutes de longa distância, mas pararam na forte marcação dos suíços.
2º TEMPO: PRAGMATISMO BRASILEIRO, BELO GOL DE CASEMIRO E CLASSIFICAÇÃO ANTECIPADA
A segunda etapa teve maior controle do Brasil, mas a primeira boa chance foi dos suíços. Widmer recebeu no lado direito e cruzou rasteiro para Xhaka que finalizou e foi travado por Marquinhos. Em seguida, Richarlison dividiu a bola no meio campo. Rodrygo pegou a sobra e achou Vinicius Júnior em velocidade pela esquerda. O atacante do Real Madrid progrediu, invadiu a área e bateu cruzado, sem chance para Sommer. Porém, o árbitro salvadorenho anulou o gol por causa da posição irregular de Richarlison no início da jogada.
Em seguida, Marquinhos abriu para Vini no lado esquerdo do ataque o rápido atacante brasileiro tirou a marcação e entregou para Rodrygo no meio. O meia achou Casemiro na ponta esquerda da área. O Volante fuzilou de três dedos para o fundo do gol suíço fazendo o primeiro do Brasil no jogo e tirando o insistente zero a zero do placar. O gol tranquilizou a seleção brasileira que passou a ter mais espaços para criar as jogadas e controlou a partida.
Os lances mais perigosos passavam pelos pés da dupla Rodrygo e Vini Júnior, sempre pelo lado esquerdo. Gabriel Jesus achou o camisa 21 que bateu com força para defesa do goleiro suíço. Vinícius arrancou em velocidade, mas prendeu demais a bola quando deveria ter tocado para Rodrygo que entrava livre no meio da área e foi desarmado. No final, o camisa 20 brasileiro achou seu companheiro de Real Madrid mais uma vez livre. Rodrygo bateu com força, mas a bola foi bloqueada pela zaga.
PRÓXIMA PARTIDA
Já classificada, a seleção brasileira volta a campo para enfrentar Camarões e garantir o primeiro lugar do grupo na próxima sexta, dia 2, às 16h, no estádio Lusail, em Al Daayen. No mesmo dia e horário, também no estádio 974, em Doha, Suíça e Sérvia medem forças para ver quem fica com a outra vaga para as oitavas de final.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 1 X 0 SUÍÇA
Local: Estádio 974 – Doha
Data: 28 de Novembro de 2022 (Segunda)
Horário: 15h00 (de Brasília)
Arbitragem: Ivan Arcides Barton Cisneros (ESA)
Espectadores: 43.649
Gols: Casemiro 38'/2ºT (Brasil)
Cartões Amarelos: Fred (Brasil) e Fabian Rieder (Suiça)
BRASIL: Alisson; Eder Militao, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro (Alex Telles); Casemiro, Lucas Paqueta (Rodrygo) e Fred (Bruno Guimarães); Richarlison (Gabriel Jesus), Raphinha (Antony) e Vinicius Jr (4-3-3)
Técnico: Tite
SUIÇA: Yann Sommer; Silvan Widmer (Fabian Frei), Nico Elvedi, Manuel Akanji e Ricardo Rodriguez; Remo Freuler, Granit Xhaka, Mohameth Sow (Michel Aebischer), Ruben Vargas (Edimilson Fernandes) e Fabian Rieder (Renato Steffen); Breel Embolo (Haris Seferovic) (4-5-1)
Técnico: Murat Yakin