Arrascaeta marca duas vezes, Uruguai vence, mas está fora da Copa do Qatar
Com a vitória da Coréia sobre Portugal, vaga foi decidida nos gols marcados; Covardia do técnico Diego Alonso nas partidas anteriores marcam eliminação uruguaia
- Detalhes
- Vicente Almeida
- Esportes
- 02 Dezembro 2022 - 14:06
Em dia de Arrascaeta, que marcou duas vezes, o Uruguai venceu Gana por dois a zero, nesta sexta, no estádio Al Janoub, em Al Wakrah. Mesmo com a vitória, o time sul-americano, assim como os africanos, está eliminado da Copa do Mundo do Qatar. A partida foi muito movimentada e ambas as equipes poderiam sair com a vitória. Porém, a técnica do meia do Flamengo foi preponderante para a vitória celeste.
Com quatro pontos, o Uruguai terminou a fase de grupos com saldo zerado, assim como os sul-coreanos. Porém, a vaga foi decidida no números de gols marcados. Quatro para Coréia e dois para o Uruguai. Se tivesse feito um gol nas partidas anteriores, os uruguaios teriam se classificado. Mas a covardia do técnico Diego Alonso que em nenhum momento permitiu que Suaréz e Cavani jogassem juntos e que deixou De Arrascaeta no banco nas duas primeiras rodas foi decisiva para a eliminação albiceleste.
* CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DE GANA 0 X 2 URUGUAI
* CLIQUE AQUI E ASSISTA OS MELHORES MOMENTOS DE GANA 0 X 2 URUGUAI
1º TEMPO: ARRASCAETA DECIDE, FAZ DOIS E DEIXA URUGUAIOS VIVOS NA COPA
O primeiro tempo começou com a seleção ganesa procurando espaços e levando perigo ao gol uruguaio. Jordan Ayew recebeu no bico esquerdo da grande área, cortou a marcação e bateu com força. Kudus arrancou pela ponta esquerda, entrou na área, e foi derrubado por Rochet. Pênalti marcado depois que o árbitro Daniel Siebert revisou o lance no VAR. André Ayew foi para cobrança, mas bateu mal para defesa de goleiro e vibração uruguaia.
O pênalti perdido fez o time africano perder a empolgação e o Uruguai passou a dominar as ações ofensivas. Darwin Nuñes recebeu de Arrascaeta e deslocou o goleiro com um lindo toque por cobertura. A bola passou por Zigi, mas o zagueiro Salisu tira em cima da linha e corta para escanteio. Em seguida, o mesmo Nuñes cruzou na área, a zaga falou e a bola ficou com Suaréz que limpou a marcação e chuto com força, Zigi furou a defesa, deu rebote e a bola sobrou para Arrascaeta, de cabeça, colocar para dentro do gol. Era o primeiro gol do Uruguai na Copa.
Reserva nas duas primeiras partidas, o camisa catorze do Flamengo estava impossível. Pelistri recebeu na intermediária, esticou Nuñes que deixou de cabeça para Suaréz. O atacante levantou para Arrascaeta que vinha entrando pelo lado esquerdo da área sozinho. O meia pegou de primeira, sem deixar a bola cair em um sem pulo lindo, fazendo o segundo gol dos sul-americanos na partida.
2º TEMPO: URUGUAI PRESSIONA, MAS NÃO CONSEGUE MARCAR O TERCEIRO
A segunda etapa começou como terminou o primeiro tempo. Com o time africano desorganizado e os uruguaios pressionando já que precisavam fazer um bom saldo de gols para não serem surpreendidos com uma eliminação precoce. Aos treze minutos os uruguaios pediram pênalti após disputa entre Amartey e Nuñez, mas após analisar as imagens do VAR, o árbitro não marca. O time Celeste fez belíssima troca de passes na entrada da área de Gana. A bola chegou para Pellistri que emendou com força para fora.
Em seguida foi a vez de Valverde arriscar uma pancada da intermediária, a bola ainda quicou antes de Zigi espalmar. O time ganes respondeu. Kudus passou por no meio da marcação e mandou por cima. A zaga uruguaia bateu cabeça e Babahaman achou Semenyo livre. O atacante bateu cruzado, mas a bola saiu. Rahman encontrou Kudus na entrada da área. O meia arriscou de longe e Rochet defendeu com a ponta dos dedos colocando para escanteio. O Uruguai respondeu e quase fez o terceiro. Valverde abriu na esquerda para De La Cruz que cruzou na medida para Cavani cabecear à queima roupa e ver Zigi fazer uma defesaça de puro reflexo, colocando a bola por cima do gol. Com a virada da Coréia para cima de Portugal, a partida ficou completamente aberta. A Celeste Olímpica precisava de mais um gol e se lançou ao ataque. O time africana se classificava se empatasse. Mas o placar não se alterou e as duas seleções foram eliminadas.
PRÓXIMA PARTIDA
Apesar da vitória, a Celeste Olímpica ficou apenas com a terceira posição do Grupo H com quatro pontos. Com três pontos, Gana ficou na lanterna da chave. Assim, as duas equipes estão eliminadas da Copa do Mundo.
FICHA TÉCNICA
GANA 0 X 2 URUGUAI
Local: Estádio Al Janoub – Al Wakrah
Data: 02 de Dezembro de 2022 (Sexta)
Horário: 12h00 (de Brasília)
Arbitragem: Daniel Siebert (ALE)
Espectadores: 43.443
Gols: Giorgian De Arrascaeta 26'/1ºT, Giorgian De Arrascaeta 32'/1ºT (Uruguai)
Cartões Amarelos: Darwin Nunez, Luis Suarez, Sebastian Coates, Jose Gimenez, Edinson Cavani (Uruguai) e Kamaldeen Sulemana, Seidu Alidu (Gana)
GANA: Lawrence Ati Zigi; Mohammed Salisu, Baba Rahman, Daniel Amartey e Seidu Alidu; Thomas Partey, Jordan Ayew (Kamaldeen Sulemana), Andre Ayew (Osman Bukari), Kudus Mohammed (Abdul Fatawu Issahaku) e Salis Abdul Samed (Daniel-Kofi Kyereh); Inaki Williams (Antoine Semenyo) (4-5-1)
Técnico: Otto Addo
URUGUAI: Sergio Rochet; Jose Gimenez, Guillermo Varela, Mathias Olivera e Sebastian Coates; Rodrigo Bentancur (Matias Vecino), Giorgian De Arrascaeta (Maximiliano Gomez) e Federico Valverde; Facundo Pellistri (Nicolas De La Cruz), Luis Suarez (Edinson Cavani) e Darwin Nunez (Agustin Canobbio) (4-3-3)
Técnico: Diego Alonso