Americanos batem Irã, revertem desvantagem e avançam às oitavas no Qatar

Com a vitória, Estados Unidos garantem a segunda posição no Grupo B e vão enfrentar a Holanda na próxima fase

 

Em uma partida movimentada, apesar do placar econômico, os Estados Unidos venceram o Irã por um a zero, nesta terça, no estádio Al Thumama, em Doha, e garantiram a classificação para as oitavas de final da Copa do Qatar. O herói americano foi Pulisic que marcou ainda no primeiro tempo e carimbou a vaga. Agora, os comandados do técnico Gregg Berhalter enfrentarão a Holanda na próxima fase.

 

Os americanos controlaram o primeiro tempo com absoluta competência. Criaram oportunidades ofensivas, não correram riscos e saíram na frente do placar. Na segunda etapa o time iraniano melhorou, mas a seleção da América do Norte retomou o controle da partida, tocando a bola e esperando o tempo passar apesar da pressão dos asiáticos nos acréscimos.

 

* CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DE IRÃ 0 X 1 ESTADOS UNIDOS

 

* CLIQUE AQUI E ASSISTA OS MELHORES MOMENTOS DE IRÃ 0 X 1 ESTADOS UNIDOS

 

 

1º TEMPO: ESTADOS UNIDOS DOMINAM O PRIMEIRO TEMPO E SAEM NA FRENTE DO PLACAR

 

Precisando vencer a partida para se classificar, muito entrosados e com um jogo envolvente, os americanos partiram para cima da seleção iraniana já nos primeiros minutos. Pulisic desceu pela esquerda, entregou para Robinson que cruzou. A zaga afastou mal e a bola sobrou para Musah, na linha da grande área. O volante emendou com força por cima do gol. Na sequencia Weah entregou para Musah que achou Pulisic na área. O atacante não conseguiu finalizar bem de cabeça e a bola ficou com o goleiro Beiranvand.

 

Aos trinta e sete, McKennie fez grande levantamento no lado direito da área iraniana para Sergino Dest centrou de cabeça para Pulisic que chegou em velocidade e completou para o fundo do gol. Era o que os Estados Unidos precisavam para avançar para a próxima fase. No complemento da jogada, o atacante americano se chocou com o goleiro do Irã e ficou sentindo no chão, mas não era nada grave. No fim da primeira etapa, Tim Weah recebeu de McKennie, invadiu a área e tirou do goleiro com categoria, mas o árbitro assinalou posição irregular do atacante americano anulando o belo gol do camisa 21.

 

 

2º TEMPO: EM DESVANTAGEM, IRANIANOS TENTAM EMPATE, MAS FALHAM NAS FINALIZAÇÕES E ESTÃO ELIMINADOS DA COPA DO QATAR

 

A segunda etapa começou como terminou a primeira. aos dois minutos Sargent já descia pela esquerda e batia com força para defesa em dois tempo do goleiro do Irã que tentou responder com Ghoddos que apareceu para completar cruzamento de Razaeian, mas a bola foi por cima da meta de Turner. Golizadeh desceu pela esquerda e cruzou na área, Taremi não alcançou e Ghoddos apareceu mais uma vez batendo com violência, novamente para fora. A partida melhorou no segundo tempo. Musah cobrou falta muito próxima à meta de Beiranvand. Ezatolahi respondeu de fora da área, mas também mandou por cima.

 

O time iraniano estava sendo eliminado com o resultado e precisava, no mínimo, empatar a partida. Karimi foi lançado na área americana, mas não dominou e a bola ficou com o goleiro. Com nove minutos de acréscimo, ainda houve tempo para muitas emoções. Hamim cobrou falta pelo lado esquerdo do ataque iraniano, Pouraliganji mergulhou de peixinho para completar e a bola passou rente a trave direita de Turner. No último minuto, Taremi disputou bola com Carter-Vickers dentro da área. O atacante do Irã caiu e ficou pedindo pênalti. O árbitro espanhol mandou o jogo seguir.

 

 

PRÓXIMA PARTIDA

 

Em segundo lugar no Grupo B, os americanos voltam a campo no próximo sábado, dia 3, quando enfrentam a Holanda, primeira do Grupo A, ao meio dia, no estádio Khalifa Internacional, em Al Rayyan. O valente time iraniano está eliminado da Copa do Qatar.

 

FICHA TÉCNICA
IRÃ 0 X 1 ESTADOS UNIDOS

 

Local: Estádio Al Thumama – Doha
Data: 29 de Novembro de 2022 (Terça)
Horário: 16h00 (de Brasília)

 

Arbitragem: Antonio Mateu (ESP)

 

Espectadores: 42.127

 

Gols: Christian Pulisic 38'/1ºT (Estados Unidos)

Cartões Amarelos: Majid Hosseini, Mohammad Kanaani, Abolfazl Jalali (Irã) e Tyler Adams (Estados Unidos)

 

IRÃ: Ali Beiranvand; Milad Mohammadi (Ali Karimi), Morteza Pouraliganji, Majid Hosseini e Ramin Rezaeian; Ehsan Haji Safi (Abolfazl Jalali), Saeid Ezatolahi, Mehdi Taremi, Ali Gholizadeh (Karim Ansarifard) e Ahmad Noorollahi (Mahdi Torabi); Sardar Azmoun (Saman Ghoddos) (4-5-1)
Técnico: Carlos Queiroz

 

ESTADOS UNIDOS: Matt Turner; Sergino Dest (Shaquell Moore), Antonee Robinson, Tim Ream e Cameron Carter-Vickers; Tyler Adams, Yunus Musah e Weston Mckennie (Kellyn Perry-Acosta); Christian Pulisic (Brenden Aaronson), Tim Weah (Walker Zimmerman) e Josh Sargent (Haji Wright) (4-3-3)
Técnico: Gregg Berhalter

Copyright© 2007/2024 - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS.COM.BR - Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.