Tunísia faz história e derrota a França. Porém, mesmo com a vitória está eliminada
Mesmo com a derrota, os Bleus ficam com a primeira colocação do Grupo D e encaram a Polônia nas oitavas de final; Africanos dão adeus à competição
- Detalhes
- Vicente Almeida
- Esportes
- 30 Novembro 2022 - 14:31
Deu zebra! Assombrado pelas contusões de alguns de seus principais jogadores antes da Copa do Mundo, o técnico francês Didier Deschamps poupou a maioria do time titular da atual campeã do mundo e acabou surpreendido. A Tunísia aprontou, Khazri marcou na segunda etapa e os africanos derrotaram a poderosa França por um a zero no estádio Cidade da Educação, em Doha. Foi a primeira vitória da Tunísia contra uma seleção europeia na história dos Mundiais.
Já classificados, os Bleus viram alguns de seus titulares entrarem em campo após saírem atrás do placar, mas não foi o suficiente para conseguir empatar o jogo diante de uma valente Tunísia. No fim ainda houve tempo para a arbitragem anular um gol de Griezmann.
* CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DE TUNÍSIA 1 X 0 FRANÇA
* CLIQUE AQUI E ASSISTA OS MELHORES MOMENTOS DE TUNÍSIA 1 X 0 FRANÇA
1º TEMPO: SEM GRANDES OPORTUNIDADES DE GOL, PRIMEIRA ETAPA É UMA DAS PIORES DO MUNDIAL
Para alguém mais desatento, a maior posse de bola tunisiana na primeira etapa poderia surpreender. Um dos destaques do Mundial, o time francês foi à campo com praticamente todos os reservas. O técnico Deschamps poupou os titulares devido à proximidade entre a última rodada as oitavas de final. Precisando da vitória, o time da Tunísia começou e partida em cima dos franceses. Logo aos sete minutos, Ghandri desviou para o fundo da rede a falta cobrada por Khazri, porém o africano estava em posição irregular bem marcada pelo assistente.
Com o tempo, a França equilibrou as ações, mas não conseguia criar granes chances ofensivas, rodando a bola mais pelo meio de campo. O time africano criava mais, mas sem muita objetividade também não conseguia deixar seus atacantes à vontade nas linhas da defesa francesa. O primeiro tempo terminou sem muitas emoções, um dos piores inícios de um jogo na Copa do Qatar.
2º TEMPO: COM TITULARES EM CAMPO, FRANÇA CHEGA A EMPATAR, MAS VAR PEGA IMPEDIMENTO DE GRIEZMANN
A segunda etapa começou mais aberta com as equipes buscando o gol. A França tentava pelo meio. Laidouini respondeu, ganhando disputa com Fofana e batendo com força por cima do gol de Mandanda. O caminho era mesmo em cima do volante francês. Skhiri tomou a bola de Fofana que ficou parado olhando a jogada. Laidouini esticou para Khazri que arrancou em velocidade com liberdade, entrou na área e tocou na saída de Mandada. A bola foi caprichosamente no cantinho esquerdo do goleiro, colocando a Tunísia à frente do placar.
Após o gol, Didier Deschamps colocou alguns de seus titulares em campo para tentar empatar a partida. E deu resultado. A França melhorou. Griezmann tabelou na entrada da área e abriu para Dembele que cruzou fechado. O goleiro Dahmen espalmou. Na cobrança de escanteio Disasi desviou por cima. Aos quarenta e três, Mbappé fez uma jogada espetacular pela ponta esquerda. Passou por dois marcadores, avançou à linha de fundo, cortou mais um marcador e bateu com força para bela defesa do goleiro africano.
O camisa dez tabelou com Griezmann, a bola sobrou livre para Kolou Moani que bateu rasteiro no cantinho tirando tinta da trave esquerda de Dahmn. Nos acréscimos, Tchouameni recebeu de Camavinga no lado esquerdo do ataque, avançou e cruzou para o corte da zaga. No rebote, Griezmann emendou batendo cruzado de primeira, à queima a roupa, sem deixar a bola cair no chão, empatando a partida em um lindo gol. Porém, após ser chamado para checar o lance na cabine do VAR, o árbitro neozelandês anulou o gol, marcando impedimento do autor do gol.
PRÓXIMA PARTIDA
Mesmo com a derrota, a seleção francesa garantiu o primeiro lugar do Grupo D e medirá forças nas oitavas de final com a Polônia, segunda colocada do Grupo C. A partida acontece no próximo domingo, dia 3, ao meio dia, no estádio Al Thumama, em Doha. A Tunísia ficou com a terceira colocação do grupo e está eliminada da Copa do Qatar.
FICHA TÉCNICA
TUNÍSIA 1 X 0 FRANÇA
Local: Estádio Cidade da Educação – Doha
Data: 30 de Novembro de 2022 (Quarta)
Horário: 12h00 (de Brasília)
Arbitragem: Matthew Conger (NZL)
Espectadores: 43.627
Gols: Wahbi Khazri 13'/2ºT (Tunísia)
Cartões Amarelos: Wajdi Kechrida (Tunísia)
TUNÍSIA: Aymen Dahmen; Montassar Talbi, Yassine Meriah e Nader Ghandri; Ali Maaloul, Aissa Laidouni, Ellyes Skhiri e Wajdi Kechrida; Wahbi Khazri (Issam Jebali), Ben Romdhane Ali (Ghaylen Chaaleli) e Anis Slimane (Ali Abdi) (3-4-3)
Técnico: Jalel Kadri
FRANÇA: Steve Mandanda; Axel Disasi, Raphael Varane (William Saliba), Ibrahima Konate e Eduardo Camavinga; Aurelien Tchouameni, Youssouf Fofana (Antoine Griezmann) e Jordan Veretout (Adrien Rabiot); Matteo Guendouzi (Ousmane Dembele), Randal Kolo Muani e Kingsley Coman (Kylian Mbappe) (4-3-3)
Técnico: Didier Deschamps