Marrocos surpreende, derrota a Bélgica e assume liderança do Grupo F
Com péssima atuação de De Bruyne, Bélgica joga mal e corre risco de ser eliminada na primeira fase. Africanos se tornam sensação da Copa até o momento
- Detalhes
- Vicente Almeida
- Esportes
- 27 Novembro 2022 - 12:11
Se antes de começar a Copa do Mundo muita gente considerava a Bélgica uma das favoritas para avançar até as fases mais agudas no mundial do Qatar, depois de duas rodadas a decepção é enorme. A geração belga, terceira colocada na Copa da Rússia, voltou a jogar mal e foi surpreendida pelo Marrocos na segunda rodada no Qatar. Com gols de Saïss e Aboukhlal, o time africano aprontou mais uma na Copa das zebras e saiu do estádio Al Thumama, em Doha, com a liderança momentânea do Grupo F, já que a Croácia enfrenta o Canadá mais tarde.
Depois de um péssimo primeiro tempo das duas equipes, a seleção marroquina aproveitou as oportunidades que teve e matou a partida. O destaque negativo da partida ficou por conta de Kevin De Bruyne. O meia do Manchester City, considerado um dos melhores do mundo, parece que não desembarcou na Copa do Mundo do Qatar. Novamente teve péssima atuação. Aliás, todo time dos Diabos Vermelhos estiveram mal na partida, como já havia acontecido na injusta vitória contra o Canadá na primeira rodada. Após a partida, os jogadores marroquinos foram agradecer a torcida em um emocionante e belo congraçamento entre atletas e torcedores.
* CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DE BÉLGICA 0 x 2 MARROCOS
* CLIQUE AQUI E ASSISTA OS MELHORES MOMENTOS DE BÉLGICA 0 x 2 MARROCOS
1º TEMPO: HAZARD E DE BRUYNE DESAPARECIDOS EM CAMPO E GOL MARROQUINO ANULADO
A primeira etapa deixou muito a desejar. No primeiro terço da partida praticamente não houve ações ofensivas das equipes. Hazard e De Bruyne não conseguiam criar no meio campo belga tendo péssima atuação na construção das jogadas belgas. A seleção marroquina também não conseguia se aproximar com perigo da meta de Courtois.
A monotonia só foi quebrada no finalzinho da primeira etapa. Ziyech cobrou falta no lado direito da grande área da Bélgica. Saiss aparece para tentar desviar e a bola vai direto para o gol. Porém, depois de analisar o lance na cabine do VAR, o árbitro César Arturo Palazuelos anulou por considerar que o zagueiro marroquino interferiu na jogada e atrapalhou a ação do goleiro Courtoius. Era um prenúncio do que aconteceria no segundo tempo.
2º TEMPO: MARROCOS APROVEITA AS OPORTUNIDADES E GALOPA MAIS UMA ZEBRAÇA NA COPA DE 2022
A segunda etapa começou como terminou a primeira, com a Bélgica desorganizada, sem consegui criar com perigo e com os marroquinos tendo as melhores oportunidades. Boufal recebeu excelente inversão de bola na ponta esquerda, se livrou da marcação e bateu cruzado. A bola tirou tinta da trave de Courtois. Os belgas tentaram responder, Hazard em um raro momento de lucidez achou Mertens na entrada da área. O atacante bateu forte, mas o goleiro Monir fez bela defesa afastando o perigo. No início da etapa final, Hazard já havia chutado para outra bela defesa do goleiro marroquino.
Aos vinte e sete, em cobrança de falta pela ponta esquerda do ataque, Sabiri bateu direto, Saiss atrapalhou Courtois e a bola foi para o fundo do gol em uma jogada muito parecida com aquele que havia sido anulado no primeiro tempo. Os belgas tentavam empatar a partida e o técnico Roberto Martínez colocou o atacante Lukaku em campo. Vertonghen cabeceou com perigo. Porém, quem marcou foi o time marroquino. Nos acréscimos, o goleiro Monir cobrou tiro de meta com força, os zagueiros belgas bateram cabeça, a bola sobrou para Ziuec na ponta direita. O atacante cruzou no meio da área para Aboukhlal mandar de primeira e fazer o segundo gol de Marrocos na partida, enlouquecendo a torcida presente ao estádio Al Thumama.
PRÓXIMA PARTIDA
Na última rodada, a Bélgica precisa da vitória diante da Croácia para se classificar sem precisar de outros resultados. O confronto acontece na próxima quinta, dia 1, ao meio dia, no estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan. No mesmo dia e horário, os marroquinos encaram o Canadá para, no estádio Al Thumama, em Doha.
FICHA TÉCNICA
BÉLGICA 0 x 2 MARROCOS
Local: Estádio Al Thumama – Doha
Data: 27 de Novembro de 2022 (Domingo)
Horário: 10h00 (de Brasília)
Arbitragem: César Arturo Ramos Palazuelos (MEX)
Espectadores: 43.738
Gols: Romain Saiss 28'/2ºT, Zakaria Aboukhlal 47'/2ºT (Marrocos)
Cartões Amarelos: Amadou Onana (Bélgica) e Abdelhamid Sabiri (Marrocos)
BÉLGICA: Thibaut Courtois; Toby Alderweireld, Jan Vertonghen, Timothy Castagne; Axel Witsel, Thomas Meunier (Romelu Lukaku), Thorgan Hazard (Dries Mertens), Amadou Onana (Youri Tielemans); Kevin De Bruyne, Eden Hazard, Michy Batshuayi (De Ketelaere) (3-4-3)
Técnico: Roberto Martínez
MARROCOS: Monir El Kajoui; Achraf Hakimi (Abdelhamid Sabiri), Noussair Mazraoui, Nayef Aguerd, Romain Saiss; Sofyan Amrabat, Azzedine Ounahi (Jawad El Yamiq), Selim Amallah (Yahya Attiat-Allah); Hakim Ziyech, Sofiane Boufal (Zakaria Aboukhlal), Youssef En Nesyri (Abderrazak Hamdallah) (4-3-3)
Técnico: Walid Regragui