Com show de Bruno Fernandes, Portugal bate Uruguai e avança para as oitavas de final
Com dois gols do camisa 8, Lusitanos complicam a vida dos sul-americanos que amargam lanterna e terão que vencer a surpreendente Gana na última rodada
- Detalhes
- Vicente Almeida
- Esportes
- 28 Novembro 2022 - 18:18
Sob a batuta de Bruno Fernandes que marcou duas vezes no segundo tempo e ainda mandou uma bola na trave, a seleção portuguesa venceu o Uruguai por dois a zero, nesta segunda, no estádio Lusail, em Al Daayen, e se classificou para as oitavas de final da Copa do Qatar. Assim como França e Brasil, os Patrícios conquistam a vaga com uma rodada de antecipação e mantém cem por cento de aproveitamento na competição com duas vitórias. Com a derrota, a Celeste Olímpica se complicou e precisará vencer Gana na última rodada da fase de grupos, de preferência, com uma boa vantagem de gols.
Depois de um primeiro tempo em que Portugal teve o controle das ações ofensivas, a seleção sul-americana melhorou na etapa final, especialmente depois das entradas de Max Gomez e De Arrascaeta. Mesmo com Cristiano Ronaldo tendo um desempenho abaixo das últimas apresentações, o time português soube aproveitar as chances que teve e matou a partida.
* CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DE PORTUGAL 2 X 0 URUGUAI
* CLIQUE AQUI E ASSISTA OS MELHORES MOMENTOS DE PORTUGAL 2 X 0 URUGUAI
1º TEMPO: PORTUGAL COMEÇA DOMINANDO, URUGUAI MELHORA E TEM A MELHOR CHANCE DA PRIMEIRA ETAPA
A primeira etapa começou truncada. Apesar da primeira ação ofensiva ser do Uruguai, com Oliveira, o time lusitano dominou o início da partida. Aos oito, Cristiano Ronaldo deu passe de ombro para Nuno Mendes que emendou por cima do gol. Depois foi a vez de Bruno Fernandes arriscar de fora da área, mas a bola também foi para fora. O clima estava quente. Entradas fortes e discussões entre os jogadores deram a tônica do início do jogo.
Portugal seguia criando mais oportunidades, mas a principal chance do primeiro tempo foi uruguaia. Bentancur carregou a bola desde o campo de defesa, avançou em velocidade, passou no meio de três marcadores, mas bateu em cima do goleiro Diego Costa que salvou o time português. Depois do domínio de Portugal no começo, a primeira metade da partida terminou equilibrada com chances para as duas equipes.
2º TEMPO: URUGUAI MELHORA COM ENTRADA DE ARRASCAETA, MAS BRUNO FERNANDES ENDIABRADO SELA VITÓRIA PORTUGUESA
No início do segundo tempo um torcedor invadiu o gramado e a partida foi paralisada. Quando recomeçou Bernardo Silva avançou em velocidade pelo meio e encontrou João Félix no lado esquerdo do ataque. O atacante dominou e bateu na rede pelo lado de fora. Na sequência, Bruno Fernandes recebeu de Cancelo no bico esquerdo da grande área, girou e cruzou para Cristiano Ronaldo que entrava em velocidade e tentou desviar levemente de cabeça. A bola entrou direto para colocar Portugal em vantagem no placar.
Atrás no placar, finalmente o técnico Diego Alonso colocou De Arrascaeta no jogo para buscar o empate, melhorando a criação no meio de campo uruguaio que praticamente não existia. Com as mexidas, a Celeste Olímpica melhorou na partida e passou a criar mais oportunidades ofensivas. O que não havia conseguido fazer após o intervalo. Em bela troca de passes na entrada da área portuguesa, a bola sobrou para Max Gomez, que havia acabado de entrar, emendar de primeira e ver a bola explodir na trave.
Arrascaeta cobrou falta pelo lado esquerdo, a zaga não cortou e a bola ficou para Suarez que dominou e chutou pra fora. O camisa 14 do Flamengo, recebeu de Valverde em velocidade, passou pelos zagueiros e tentou uma cavadinha para defesa de Diego Costa. Nos acréscimos, Gimenez tentou cortar o chute de Bruno Fernandes, mas a bola tocou na mão do zagueiro uruguaio. Depois de analisar as imagens do VAR, o árbitro iraniano assinalou o pênalti. O próprio Bruno foi para a cobrança, deslocou Rochet e selou a vitória de Portugal na partida. Ainda houve tempo para Bruno Fernandes quase marcar o terceiro dele na partida. Primeiro pelo lado direito para boa defesa do goleiro, depois pelo lado esquerdo quando bateu no cantinho, mas acertou a trave uruguaia.
PRÓXIMA PARTIDA
Os portugueses voltam a campo na próxima sexta, dia 2, ao meio dia, no estádio Cidade da Educação, em Doha, onde enfrentam a Coréia do Sul. Os uruguaios, lanternas do grupo, tentarão a classificação tendo que vencer Gana por uma boa margem de gols, no estádio Al Janoub, em Al Wakrah, também na sexta ao meio dia.
FICHA TÉCNICA
PORTUGAL 2 X 0 URUGUAI
Local: Estádio Lusail – Al Daayen
Data: 28 de Novembro de 2022 (Segunda)
Horário: 16h00 (de Brasília)
Arbitragem: Alireza Faghani (IRI)
Espectadores: 88.668
Gols: Bruno Fernandes 9'/2ºT, Bruno Fernandes 48'/2ºT (Portugal)
Cartões Amarelos: Ruben Neves, João Felix, Ruben Dias (Portugal) e Rodrigo Bentancur, Mathias Olivera (Uruguai)
PORTUGAL: Diogo Costa; Pepe, Ruben Dias, Nuno Mendes (Raphael Guerreiro) e Joao Cancelo; Bernardo Silva, William Carvalho (João Palhinha) e Ruben Neves (Rafael Leão); Cristiano Ronaldo (Gonçalo Ramos), Bruno Fernandes e Joao Felix (Matheus Nunes) (4-3-3)
Técnico: Fernando Santos
URUGUAI: Sergio Rochet; Jose Gimenez, Diego Godin (Facundo Pellistri), Guillermo Varela, Mathias Olivera (Matias Vina) e Sebastian Coates; Matias Vecino (Giorgian De Arrascaeta), Rodrigo Bentancur e Federico Valverde; Darwin Nunez (Maximiliano Gomez) e Edinson Cavani (Luis Suarez) (5-3-2)
Técnico: Diego Alonso