Austrália faz 1 a 0 na Dinamarca e está de volta às oitavas de final de uma Copa do Mundo
Leckie marcou na segunda etapa e garantiu classificação dos australianos para a próxima fase depois de dezesseis anos. Socceroos pegam a Argentina nas oitavas
- Detalhes
- Vicente Almeida
- Esportes
- 30 Novembro 2022 - 14:03
Pela segunda vez na história dos Mundiais, a Austrália está nas oitavas de final da competição. Com um gol de Leckie na segunda etapa, os Socceroos derrotaram a Dinamarca por um a zero, no estádio Al Janoub e garantiram a classificação. Empatados com a França com seis pontos, o time da Oceania ficou com a segunda colocação do Grupo D por causa do saldo de gols e vai enfrentar a Argentina na próxima fase. A seleção australiana não chegava a segunda fase de uma Copa do Mundo desde 2006 quando foram derrotados pela Itália que conquistaria seu tetracampeonato naquele torneio.
Um dos destaques da última Eurocopa, a seleção dinamarquesa decepcionou e acabou na lanterna da chave com apenas um ponto em três jogos. De quebra, terminou a competição com uma das piores campanhas da primeira fase. A Tunísia ficou em terceiro lugar ao vencer a França e terminar com quatro pontos.
* CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DE AUSTRÁLIA 1 X 0 DINAMARCA
* CLIQUE AQUI E ASSISTA OS MELHORES MOMENTOS DE AUSTRÁLIA 1 X 0 DINAMARCA
1º TEMPO: DINAMARCA É MELHOR NO PRIMEIRO TEMPO, MAS NÃO CONSEGUE MARCAR
A partida começou movimentada. O time dinamarquês chagava com mais perigo, criando as melhores oportunidades. Jansen avançou em velocidade no meio da defesa australiana, entrou na área e bateu cruzado, no alto pela ótima defesa de Mat Ryan que espalmou para escanteio. O time nórdico insistia nas ligações diretas em lançamentos que saiam da linha de zaga. Um desses lançamentos caiu no pé de Maehle, na ponta esquerda da área. Ele rolou para Braithwaite que abriu na direita para Olsen. O meia chegou chutando, mas a bola foi por cima da meta adversária.
Precisando da vitória, a Dinamarca seguia pressionando. Maehle cruzou pela esquerda do ataque vermelho, o goleiro se atrapalhou, quase fez um gol contra, mas cortou com os pés. Lindson arrancou em velocidade, passou pela marcação e cruzou. A zaga afastou e na sobra Eriksen emendou para fora. Os Socceroos tentavam ocupar os espaços e responder. Duke recebeu na intermediária, viu a defesa aberta e bateu de longe para Schmeichel encaixar sem dar rebote.
2º TEMPO: AUSTRÁLIA MELHORA, LECKIE MARCA E TIME DA OCEANIA AVANÇA ÀS OITAVAS DA COPA
O time australiano melhorou na segunda etapa. Nos primeiros minutos criou duas boas oportunidades de gol, especialmente com Irvine que tabelou, recebeu de volta na marca do pênalti, mas se atrapalhou na finalização. A Dinamarca respondeu com Olsen que, após receber a bola soltou uma bomba que explodiu no peito do zagueiro amarelo. Na sequência, quase na linha de fundo, Eriksen cobrou falta direto para o gol e viu a bola tirar tinta da trave.
Como diria o dito popular, quem não faz, leva. A defesa australiana roubou a bola em sua área. McGree recebeu na esquerda e lançou Leckie em velocidade. O meia partiu de seu campo de defesa, ciscou meio esquisito para cima de Maehle e finalizou cruzado, sem chance para Schmeichel. Fazendo o gol que a Austrália precisava para se classificar. Logo em seguida, em mais um rápido contra-ataque pela esquerda, quase a Austrália amplia o placar. No fim, Dolberg recebeu sozinho dentro da área, mas foi travado por Rowles na hora da finalização. Na sobra, Bah isolou.
PRÓXIMA PARTIDA
Depois da classificação heroica para as oitavas de final, os australianos vão enfrentar a Argentina no próximo sábado, dia 3, às 16h, no estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan. Uma das grandes decepções da Copa do Mundo do Qatar, a Dinamarca volta para casa com apenas um ponto conquistado e em último lugar do grupo D, atrás das classificadas França e Austrália e da Tunísia.
FICHA TÉCNICA
AUSTRÁLIA 1 X 0 DINAMARCA
Local: Estádio Al Janoub – Al Wakrah
Data: 30 de Novembro de 2022 (Quarta)
Horário: 12h00 (de Brasília)
Arbitragem: Mustapha Ghorbal (ARG)
Espectadores: 41.232
Gols: Mathew Leckie 15'/2ºT (Austrália)
Cartões Amarelos: Aziz Behich, Milos Degenek (Austrália) e Robert Skov (Dinamarca)
AUSTRÁLIA: Mathew Ryan; Milos Degenek, Kye Rowles, Aziz Behich e Harry Souttar; Mathew Leckie (Ajdin Hrustic), Aaron Mooy, Jackson Irvine e Craig Goodwin (Keanu Baccus); Riley Mcgree (Bailey Wright) e Mitch Duke (Jamie Maclaren) (4-4-2)
Técnico: Graham Arnold
DINAMARCA: Kasper Schmeichel; Joachim Andersen, Joakim Maehle, Andreas Christensen e Rasmus Kristensen; Mathias Jensen, Christian Eriksen e Pierre-Emile Hojbjerg; Martin Braithwaite, Andreas Skov Olsen e Jesper Lindstrom (4-3-3)
Técnico: Kasper Hjulmand